Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
V.10, N. 2 (2019) - MAIO/AGOSTO
V.10, N. 2 (2019) - MAIO/AGOSTO
Published:
2023-01-03
Full Issue
volume completo (Português (Brasil))
Editorial
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS: COMO, PARA QUEM, COM QUE OLHAR E LINGUAGEM?
Maria Cristina do Amaral Moreira
i-v
PDF (Português (Brasil))
Artigos Científicos
JORNALISMO CIENTÍFICO NAS AULAS: A VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Márcia Regina Kaminski, Marcia Borin da Cunha, Clodis Boscarioli
1-15
PDF (Português (Brasil))
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO APRENDIZAGEM - PROBLEMATIZAÇÃO E LUDICIDADE
Mauro da Cruz Souza, Marcello Silva e Santos, Beatriz Amarante Araújo Henriques, Rondinele Soares de Paula, Aline Cristina Costa Gomes
16-25
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE DIVERSIDADE BIOLÓGICA COM ÊNFASE EM FILOGENIA NOS EXAMES VESTIBULARES
Rogério Soares Cordeiro, Maria Santina de Castro Morini, Moacir Wuo
26-41
PDF (Português (Brasil))
O PENSAMENTO CRÍTICO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Alessandro Augusto Barros Façanha, Renan Cirne Chianca, Clara Patricia Felix
42-55
PDF (Português (Brasil))
POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO
Juliani Flávia de Oliveira, Denise Pereira de Alcantara Ferraz, Vívian Martins Ribeiro
56-72
PDF (Português (Brasil))
DA NECESSIDADE DE UMA RUPTURA KUHNIANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Edson José Wartha, Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo
73-83
PDF (Português (Brasil))
AS REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CIRCULAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
Paula Simone Busko
84-94
PDF (Português (Brasil))
APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS DE TERMOQUÍMICA APOIADOS EM RELAÇÕES SINTAGMÁTICAS E PARADIGMÁTICAS
Josiane Letícia Hernandes, Carlos Eduardo Laburú, Osmar Henrique Moura Silva, Andréia de Freitas Zompero
95-117
PDF (Português (Brasil))
O PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA E AS LICENCIATURAS NOS IFS: (DES)ARTICULAÇÃO FORMATIVA?
Rosenilde Nogueira Paniago, Teresa Jacinto Sarmento
118-131
PDF (Português (Brasil))
A ÁGUA E O ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O CONTEÚDO POLARIDADE
Thiago Pereira da Silva, José Euzebio Simões Neto, Patrícia Fernandes Tomaz
132-149
PDF (Português (Brasil))
Artigos de Revisão
AÇÃO DOCENTE: UM DIÁLOGO COM O CAMPO DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL
Andrea Oliveira da Fraga Goulart, Sônia Cristina Soares Dias Vermelho
150-168
PDF (Português (Brasil))
METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTICULADA À EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA REALIZADA NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA
Mara Elisângela Jappe Goi, Fabiane Inês Menezes de Oliveira Borba
169-189
PDF (Português (Brasil))
Relato de Experiência
A CONTRIBUIÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFRJ- NILÓPOLIS
Cleuber Fabiano Pereira Mendes, Denise Leal de Castro
190-209
PDF (Português (Brasil))
DESENVOLVIMENTO DE MODELOS MENTAIS POR MEIO DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MODELOS FÍSICOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE ATOMÍSTICA
Gabriela Martins Piva, Letícia França de Almeida, Rodolfo Kasuyoshi Kohori, Gustavo Bizarria Gibin
210-230
PDF (Português (Brasil))
Produto Educacional
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE ANTIBIÓTICOS BASEADA EM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PISA
Sara Bonisson, Luciana Bastos Ferreira, Nelson Menolli Junior
231-253
PDF (Português (Brasil))
Resenha
ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE
Camila de Fatima Sant'Ana
254-258
PDF (Português (Brasil))
RESENHA DO LIVRO RACISMO, SEXISMO E DESIGUALDADE NO BRASIL
Iasmim Lobão Armindo
259-262
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
Português (Brasil)
English
Español (España)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems