A ÁGUA E O ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O CONTEÚDO POLARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1150Palavras-chave:
Situações-Problema, Água, Polaridade das ligações químicas.Resumo
Esse trabalho tem como objetivo analisar como uma proposta didática baseada na resolução de uma situação-problema auxilia na abordagem do conteúdo polaridade das ligações químicas, considerando a água como tema gerador. Elaboramos um conjunto de atividades que que consistiam em texto de apoio, aula expositiva dialogada, jogo de palavras-cruzadas, atividades experimentais e uma hipermídia não interativa para apresentação do problema, realizamos a intervenção didática em sete etapas, para uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública da Paraíba, localizada na cidade de Remígio, com a participação efetiva de 21 estudantes. Para análise, escolhemos avaliar o conhecimento das respostas dadas no primeiro momento, levantamento de concepções prévias, e no último, a resposta final da situação-problema, mediante construção de um texto. Os resultados apontam um desempenho satisfatório, ainda que apenas um grupo tenha dado uma resposta satisfatória segundo critérios de análise, podemos perceber indícios da construção de conhecimentos sobre polaridade em todos os grupos. Na avaliação da proposta pelos estudantes, o resultado foi positivo, com um argumento de 2,4 na aprovação do máximo de 3, o que valida a proposta apresentada.
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Copyright (c) 2019 Patrícia Fernandes Tomaz, Thiago Pereira da Silva, José Euzebio Simões Neto
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