A ÁGUA E O ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O CONTEÚDO POLARIDADE

Autores

  • Thiago Pereira da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Patrícia Fernandes Tomaz

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1150

Palavras-chave:

Situações-Problema, Água, Polaridade das ligações químicas.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo analisar como uma proposta didática baseada na resolução de uma situação-problema auxilia na abordagem do conteúdo polaridade das ligações químicas, considerando a água como tema gerador. Elaboramos um conjunto de atividades que que consistiam em texto de apoio, aula expositiva dialogada, jogo de palavras-cruzadas, atividades experimentais e uma hipermídia não interativa para apresentação do problema, realizamos a intervenção didática em sete etapas, para uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública da Paraíba, localizada na cidade de Remígio, com a participação efetiva de 21 estudantes. Para análise, escolhemos avaliar o conhecimento das respostas dadas no primeiro momento, levantamento de concepções prévias, e no último, a resposta final da situação-problema, mediante construção de um texto. Os resultados apontam um desempenho satisfatório, ainda que apenas um grupo tenha dado uma resposta satisfatória segundo critérios de análise, podemos perceber indícios da construção de conhecimentos sobre polaridade em todos os grupos. Na avaliação da proposta pelos estudantes, o resultado foi positivo, com um argumento de 2,4 na aprovação do máximo de 3, o que valida a proposta apresentada.

Biografia do Autor

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Me graduei licenciado em Química pela UFPE (2005) e depois peguei um "barro/macaxeira" para cursar o mestrado e o doutorado em Ensino das Ciências no PPGEC/UFRPE (2009 e 2016, respectivamente). Comecei a ser professor em 2002, atuando em projetos, escolas, cursinhos e pré-vestibulares, até que em 2010 fui morar em Serra Talhada, para ser professor da licenciatura em Química na UAST/UFRPE. Depois de passar quase quatro anos na terra de Lampião, atualmente sou professor no Departamento de Química da UFRPE, vinculado a área de Ensino de Química. Ainda, sou professor colaborador no PPGECM (UFPE) e editor da REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos Científicos