Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Artigos oriundos de trabalhos publicados em eventos só serão considerados para avaliação e publicação se informado aos editores no ato de submissão. Caso seja aprovado, essa informação deverá ser incluída como nota de rodapé da primeira página.
  • O texto está de acordo com o MODELO disponibilizado nas DIRETRIZES PARA AUTORES e as figuras e tabelas estão inseridas no local de referência do texto, não no final do documento, como anexos, nem em documentos suplementares.
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx, e o texto não ultrapassa o tamanho de 2MB (incluindo imagens, tabelas, etc).
  • Os autores se responsabilizam pelo estilo linguístico e referenciam o texto de acordo com a norma mais recente publicada pela ABNT.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do corpo do texto e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme instruções disponíveis em ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO CEGA POR PARES. 
  • A CARTA de consentimento com a assinatura de todos os autores será inserida na plataforma como documento suplementar. Na falta deste documento, o trabalho será excluído da revista antes mesmo de seguir para a avaliação.
  • Pelo menos um dos autores deve ser aluno de curso de pós-graduação ou pós-graduado, e o artigo não deve possuir mais que cinco autores.
  • O identificador ORCID de cada um dos autores foi fornecido durante o processo de submissão, cujo cadastro é feito no site http://orcid.org. No campo URL pessoal de cada autor deverá ser inserido o link para o Currículo Lattes.
  • Todos os autores foram incluídos na plataforma durante o processo de submissão do artigo. Após a submissão NÃO será possível inserir novos autores na plataforma.
  • A revisão final do artigo ficará a cargo dos autores. O periódico não se responsabiliza pela revisão gramatical dos trabalhos e nem pelas opiniões emitidas.
  • O artigo não viola direitos autorais e não há plágio no trabalho.
  • A Revista Eletrônica Ciências & Ideias reserva-se o direito de modificar o texto, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação, fazendo assim, a reformulação da linguagem, caso ache necessária.
  • O escopo da Revista Ciências & Ideias, que pode ser verificado na página inicial em "SOBRE A REVISTA", foi levado em consideração para a submissão do manuscrito. Artigo com temática fora do escopo da revista será rejeitado.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de trabalhos (Revista Ciências & Ideias)

A forma de submissão é única e exclusivamente feita pelo site da revista, não sendo aceitos trabalhos por meio de outros veículos.

Os editores se reservam o direito de devolver aos autores os trabalhos que não cumpram as normas editoriais estabelecidas ou que não se adequem ao foco e escopo da Revista Ciências & Ideias, assim como os que não sejam confeccionados de acordo  com o MODELO (FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO, SOMENTE ASSIM ELE FICARÁ APTO PARA EDIÇÃO) da Revista Ciências & Ideias. Os textos que forem aprovados passam por um programa antiplágio antes de serem disponibilizados, sendo este o último crivo para a publicação do manuscrito.

A contar da data de envio dos pareceres pela editoria, o autor disporá de 20 dias para atender e/ou comentar as reformulações sugeridas pelos árbitros e/ou editores, especificando detalhadamente como cada sugestão foi ou não implementada. Essas modificações devem se restringir àquelas feitas pelos árbitros e/ou editores. O não atendimento do prazo ou a falta de justificativa em atendimento aos pareceres acarretará a recusa do artigo.

A revisão final do artigo ficará a cargo dos autores. O periódico não se responsabiliza pela revisão gramatical dos trabalhos e nem pelas opiniões emitidas.

O IFRJ não se reserva os direitos de publicação dos artigos, podendo os autores distribuírem seu próprio material conforme desejarem desde que a referência completa ao trabalho publicado na revista seja realizada.

Devido a sua gratuidade, a publicação na Revista Ciências & Ideias não fornece compensação financeira de qualquer espécie aos autores.

O primeiro passo é o cadastramento do autor. Todas as instruções necessárias estão presentes no link de submissão.

O texto deve ser elaborado pelos autores seguindo estritamente o MODELO (FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO, SOMENTE ASSIM ELE FICARÁ APTO PARA EDIÇÃO) disponível e, ao ser submetido, como documento complelementar, deve ser acompanhado de CARTA de consentimento do(s) autor(es). Todos os autores necessitam criar seu ORCID pelo link: https://orcid.org/.

Artigos Científicos

Trabalho inédito oriundo de pesquisa científica. Os dados devem ser originais e destinados exclusivamente a esta obra, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. São esperados textos de 10 a 25 páginas.

Artigos de Revisão

Uma revisão é produzida a partir de um vasto levantamento bibliográfico buscando entender o estado da arte. Incluem-se nesse formato os estudos analíticos e críticos da literatura. Aconselha-se o máximo de 30 páginas.

Relato de Experiência

Seção aberta para relatos de experiências de profissionais que atuam em Educação e Ensino em seus diversos desdobramentos. São esperados textos com 10 a 25 páginas com fundamentação teórica que norteia a prática.

Produto Educacional

Seção dedicada à apresentação de produtos educacionais oriundos de atividades de pesquisa na área de Ensino e Educação. Espera-se trabalhos de 10 a 25 páginas que descrevam a natureza do produto educacional, os objetivos, materiais e métodos, implicações e desdobramentos da aplicação do produto.

Resenha

Espaço reservado para análise crítica sobre trabalho de autores vinculados à temática de Ensino em Ciências e Educação. Espera-se no máximo 5 páginas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.