TENDÊNCIAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i1.1595Palavras-chave:
Análise de Tendências, Música, Ensino de Ciências.Resumo
A música está presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas, ou seja, é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. No contexto do Ensino de Ciências ela ganha destaque a partir do momento que buscamos desenvolver práticas que valorizem aspectos culturais e possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico, visto que a melodia mexe com nossas emoções e a letra pode apresentar elementos para reflexões sobre questões científicas presentes no cotidiano. Esse trabalho, parte de uma pesquisa mais ampla, buscou realizar uma análise de tendências sobre a utilização da música no Ensino de Ciências em trinta e um periódicos, classificados no Qualis corrente como A1, A2, B1, B2 e na REDEQUIM. Para análise, usamos categorias para verificar a ocorrência: ano da publicação, disciplina de origem do conceito, nível de ensino e natureza da pesquisa. Observamos uma oscilação na produção nacional entre 2004 e 2020, sendo 2017 o ano com mais publicações. Com as discussões apresentadas, procuramos fornecer subsídios aos professores de ciências para romper com a aparente oposição entre a ciência e a arte, bem como auxiliar no desenvolvimento de pesquisas posteriores.
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