TENDÊNCIAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Isaac Bruno Silva Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i1.1595

Palavras-chave:

Análise de Tendências, Música, Ensino de Ciências.

Resumo

A música está presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas, ou seja, é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. No contexto do Ensino de Ciências ela ganha destaque a partir do momento que buscamos desenvolver práticas que valorizem aspectos culturais e possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico, visto que a melodia mexe com nossas emoções e a letra pode apresentar elementos para reflexões sobre questões científicas presentes no cotidiano. Esse trabalho, parte de uma pesquisa mais ampla, buscou realizar uma análise de tendências sobre a utilização da música no Ensino de Ciências em trinta e um periódicos, classificados no Qualis corrente como A1, A2, B1, B2 e na REDEQUIM. Para análise, usamos categorias para verificar a ocorrência: ano da publicação, disciplina de origem do conceito, nível de ensino e natureza da pesquisa. Observamos uma oscilação na produção nacional entre 2004 e 2020, sendo 2017 o ano com mais publicações. Com as discussões apresentadas, procuramos fornecer subsídios aos professores de ciências para romper com a aparente oposição entre a ciência e a arte, bem como auxiliar no desenvolvimento de pesquisas posteriores.

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Publicado

2022-04-15

Edição

Seção

Artigos Científicos