Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 10, n. 2 (Maio-Agosto 2019)
v. 10, n. 2 (Maio-Agosto 2019)
Publicado:
2023-01-03
Edição completa
volume completo
Editorial
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS: COMO, PARA QUEM, COM QUE OLHAR E LINGUAGEM?
Maria Cristina do Amaral Moreira
i-v
PDF
Artigos Científicos
JORNALISMO CIENTÍFICO NAS AULAS: A VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Márcia Regina Kaminski, Marcia Borin da Cunha, Clodis Boscarioli
1-15
PDF
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO APRENDIZAGEM - PROBLEMATIZAÇÃO E LUDICIDADE
Mauro da Cruz Souza, Marcello Silva e Santos, Beatriz Amarante Araújo Henriques, Rondinele Soares de Paula, Aline Cristina Costa Gomes
16-25
PDF
ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE DIVERSIDADE BIOLÓGICA COM ÊNFASE EM FILOGENIA NOS EXAMES VESTIBULARES
Rogério Soares Cordeiro, Maria Santina de Castro Morini, Moacir Wuo
26-41
PDF
O PENSAMENTO CRÍTICO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Alessandro Augusto Barros Façanha, Renan Cirne Chianca, Clara Patricia Felix
42-55
PDF
POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO
Juliani Flávia de Oliveira, Denise Pereira de Alcantara Ferraz, Vívian Martins Ribeiro
56-72
PDF
DA NECESSIDADE DE UMA RUPTURA KUHNIANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Edson José Wartha, Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo
73-83
PDF
AS REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CIRCULAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
Paula Simone Busko
84-94
PDF
APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS DE TERMOQUÍMICA APOIADOS EM RELAÇÕES SINTAGMÁTICAS E PARADIGMÁTICAS
Josiane Letícia Hernandes, Carlos Eduardo Laburú, Osmar Henrique Moura Silva, Andréia de Freitas Zompero
95-117
PDF
O PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA E AS LICENCIATURAS NOS IFS: (DES)ARTICULAÇÃO FORMATIVA?
Rosenilde Nogueira Paniago, Teresa Jacinto Sarmento
118-131
PDF
A ÁGUA E O ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O CONTEÚDO POLARIDADE
Thiago Pereira da Silva, José Euzebio Simões Neto, Patrícia Fernandes Tomaz
132-149
PDF
Artigos de Revisão
AÇÃO DOCENTE: UM DIÁLOGO COM O CAMPO DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL
Andrea Oliveira da Fraga Goulart, Sônia Cristina Soares Dias Vermelho
150-168
PDF
METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTICULADA À EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA REALIZADA NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA
Mara Elisângela Jappe Goi, Fabiane Inês Menezes de Oliveira Borba
169-189
PDF
Relato de Experiência
A CONTRIBUIÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFRJ- NILÓPOLIS
Cleuber Fabiano Pereira Mendes, Denise Leal de Castro
190-209
PDF
DESENVOLVIMENTO DE MODELOS MENTAIS POR MEIO DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MODELOS FÍSICOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE ATOMÍSTICA
Gabriela Martins Piva, Letícia França de Almeida, Rodolfo Kasuyoshi Kohori, Gustavo Bizarria Gibin
210-230
PDF
Produto Educacional
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE ANTIBIÓTICOS BASEADA EM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PISA
Sara Bonisson, Luciana Bastos Ferreira, Nelson Menolli Junior
231-253
PDF
Resenha
ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE
Camila de Fatima Sant'Ana
254-258
PDF
RESENHA DO LIVRO RACISMO, SEXISMO E DESIGUALDADE NO BRASIL
Iasmim Lobão Armindo
259-262
PDF