AÇÃO DOCENTE: UM DIÁLOGO COM O CAMPO DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL

Autores

  • Andrea Oliveira da Fraga Goulart
  • Sônia Cristina Soares Dias Vermelho UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1045

Palavras-chave:

ação docente, ensino de ciências, ensino-aprendizagem

Resumo

O presente artigo faz uma investigação sobre a ação docente, com base na produção científica do campo do ensino de ciências no Brasil nos últimos 16 anos. Tem como objetivo compreender o tema a partir das pesquisas na área de ensino. Para isso realizou-se uma detalhada revisão bibliográfica na plataforma da ANPED, no GT 08, voltado para a formação de professores, no Portal de Periódicos da CAPES e na Plataforma Scielo. Como resultado obtivemos um panorama que permitiu compreender como a área se posiciona acerca do tema e as dimensões que são abordadas na sua discussão. Nessa primeira abordagem, percebemos que a ciência o trata de formas variadas: enquanto processo, atitude, política; todas essas discussões de uma maneira ou de outra impactam no próprio processo formativo acadêmico do futuro docente. Contudo, não encontramos pesquisas que se voltassem para investigar qual concepção que os docentes possuem sobre o processo ensino-aprendizagem em si.

Biografia do Autor

Sônia Cristina Soares Dias Vermelho, UFRJ

Professora da Pós graduação (mestrado e doutorado) do NUTES - UFRJ.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos de Revisão