AÇÃO DOCENTE: UM DIÁLOGO COM O CAMPO DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1045Palabras clave:
ação docente, ensino de ciências, ensino-aprendizagemResumen
O presente artigo faz uma investigação sobre a ação docente, com base na produção científica do campo do ensino de ciências no Brasil nos últimos 16 anos. Tem como objetivo compreender o tema a partir das pesquisas na área de ensino. Para isso realizou-se uma detalhada revisão bibliográfica na plataforma da ANPED, no GT 08, voltado para a formação de professores, no Portal de Periódicos da CAPES e na Plataforma Scielo. Como resultado obtivemos um panorama que permitiu compreender como a área se posiciona acerca do tema e as dimensões que são abordadas na sua discussão. Nessa primeira abordagem, percebemos que a ciência o trata de formas variadas: enquanto processo, atitude, política; todas essas discussões de uma maneira ou de outra impactam no próprio processo formativo acadêmico do futuro docente. Contudo, não encontramos pesquisas que se voltassem para investigar qual concepção que os docentes possuem sobre o processo ensino-aprendizagem em si.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Andrea Oliveira de Fraga Goulart, Sônia Cristina Soares Dias Vermelho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).