METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTICULADA À EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA REALIZADA NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa
  • Fabiane Inês Menezes de Oliveira Borba Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1054

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Experimentação, Ensino de Ciências.

Resumo

Neste trabalho apresenta-se uma revisão de literatura sobre o uso da metodologia de Resolução de Problemas articulada à experimentação. A amostra é constituída na análise dos artigos sobre as temáticas nos últimos três Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQs) e foram encontrados 1563 artigos publicados no evento. A análise qualitativa dos trabalhos revelou que 13 artigos tratam da Resolução de Problemas articulada à experimentação no Ensino de Ciências e esses permitem levantar algumas características das experiências relatadas. As informações coletadas relacionam-se aos tipos de problemas articulado à experimentação, ao referencial teórico tratado nos documentos, aos tipos de metodologias utilizadas nas pesquisas e aos resultados produzidos a partir da articulação das estratégias metodológicas de Resolução de Problemas e Experimentação. Sinaliza-se que a revisão permitiu identificar vantagens do uso da metodologia de Resolução de Problemas articulada à experimentação. Essas duas estratégias metodológicas na perspectiva de investigação se mostram adequadas para o tratamento dos conteúdos de Ciências da Natureza.

Resolução de problemas; Experimentação; Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

É Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ?Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Fabiane Inês Menezes de Oliveira Borba, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (2003). Atualmente é professora de ciências naturais e orientadora educacional - EMEF Inocêncio Prates Chaves. Tem experiência na área de Biologia geral, professora municipal desde o ano de 2008, é especialista em Gestão educacional, UFSM ( 2005) e especialista em Orientação Escolar e Práticas Educacionais, Uninter (2015), mestranda no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ( 2018) Unipampa campus Caçapava do Sul.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos de Revisão