A TEMÁTICA TRÂNSITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1291Palavras-chave:
Educação para o trânsito, Educação Básica, TemáticaResumo
Este artigo tem como temática a educação para o trânsito e tem por objetivo conhecer como a mesma está sendo desenvolvida na Educação Básica, sabendo que a escola se caracteriza como espaço social, buscando perspectivas de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola em consonância com a vida social. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e foi realizada com 146 professores que trabalham na Educação Básica da grande Porto Alegre, Caçapava do Sul e Vila Nova do Sul, sendo essas cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O levantamento de dados foi realizado com 40 professores no ano de 2018 e com os demais no ano de 2019. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma plataforma digital contendo um questionário eletrônico com perguntas abertas e fechadas e os dados produzidos foram analisados e discutidos teoricamente. A partir desses dados destaca-se a preocupação dos educadores em trabalhar com temáticas variadas, entre elas a educação para o trânsito, bem como percebeu-se os esforços desses professores em aproximar as temáticas com o currículo escolar, mesmo em momentos pontuais, isso reforça a ideia de que a educação para o trânsito deve fazer parte do currículo escolar.Referências
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