A TEMÁTICA TRÂNSITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Everaldo Antônio Goi Universidade Federal de Pelotas-UFPEL
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa
  • Clara Natalia Steigleder Walter Universidade Federal de Pelotas-UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1291

Palavras-chave:

Educação para o trânsito, Educação Básica, Temática

Resumo

Este artigo tem como temática a educação para o trânsito e tem por objetivo conhecer como a mesma está sendo desenvolvida na Educação Básica, sabendo que a escola se caracteriza como espaço social, buscando perspectivas de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola em consonância com a vida social. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e foi realizada com 146 professores que trabalham na Educação Básica da grande Porto Alegre, Caçapava do Sul e Vila Nova do Sul, sendo essas cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O levantamento de dados foi realizado com 40 professores no ano de 2018 e com os demais no ano de 2019.  O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma plataforma digital contendo um questionário eletrônico com perguntas abertas e fechadas e os dados produzidos foram analisados e discutidos teoricamente. A partir desses dados destaca-se a preocupação dos educadores em trabalhar com temáticas variadas, entre elas a educação para o trânsito, bem como percebeu-se os esforços desses professores em aproximar as temáticas com o currículo escolar, mesmo em momentos pontuais, isso reforça a ideia de que a educação para o trânsito deve fazer parte do currículo escolar.

Biografia do Autor

Everaldo Antônio Goi, Universidade Federal de Pelotas-UFPEL

Cursa Tecnologia  em Transportes Terrestres pela Universidade Federal de Pelotas. Atua na área administrativa de  transportes.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

É Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ?Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Clara Natalia Steigleder Walter, Universidade Federal de Pelotas-UFPEL

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou mestrado no Programa de Pós-graduação em Sociologia pela mesma Universidade, pesquisando sobre conflitos na circulação urbana. Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Professora na Universidade Federal de Pelotas na área de Tecnologia em Transporte Terrestre. Membro do Grupo de Pesquisa Urbanismo no Brasil, do UTB&LOG - Grupo de Pesquisa em Mobilidade Urbana e Logística e do GPTrans - Grupo de Pesquisa em Trânsito e Transportes. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Dos Bondes ao BRT: mudanças no desenvolvimento da sociabilidade, um olhar a partir do transporte coletivo. Pesquisadora na área de Sociologia Urbana, nos seguintes temas: trânsito, transporte, sociabilidades e conflitos no espaço de circulação.

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Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Artigos Científicos