A TEMÁTICA TRÂNSITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1291Palavras-chave:
Educação para o trânsito, Educação Básica, TemáticaResumo
Este artigo tem como temática a educação para o trânsito e tem por objetivo conhecer como a mesma está sendo desenvolvida na Educação Básica, sabendo que a escola se caracteriza como espaço social, buscando perspectivas de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola em consonância com a vida social. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e foi realizada com 146 professores que trabalham na Educação Básica da grande Porto Alegre, Caçapava do Sul e Vila Nova do Sul, sendo essas cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O levantamento de dados foi realizado com 40 professores no ano de 2018 e com os demais no ano de 2019. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma plataforma digital contendo um questionário eletrônico com perguntas abertas e fechadas e os dados produzidos foram analisados e discutidos teoricamente. A partir desses dados destaca-se a preocupação dos educadores em trabalhar com temáticas variadas, entre elas a educação para o trânsito, bem como percebeu-se os esforços desses professores em aproximar as temáticas com o currículo escolar, mesmo em momentos pontuais, isso reforça a ideia de que a educação para o trânsito deve fazer parte do currículo escolar.Referências
BACK, Susana. Física e Segurança no Trânsito: Uma Proposta Didática por uma Professora Iniciante. Santa Maria: UFSM, 2013. Dissertação, Mestrado em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria, 2013.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo. Edições: 70,2011.
BRASIL (1997) Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Disponível em: www.planalto.gov.br>. Acesso em: 10 de setembro 2018.
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1997, 10 volumes.
BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução Nº 2, de 30 de janeiro 2012.
BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral, Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2017.
BRUST, Alexandre. Física Aplicada Nas Situações Do Trânsito. Santa Maria: UNIFRA, 2013. Dissertação, Mestrado em Ensino de Física e Matemática, Centro Universitário Franciscano, 2013.
CORDEIRO, Luiz Fernando. É significativa a aprendizagem escolar do conceito físico de aceleração no primeiro ano do ensino médio? Curitiba: UFPR, 2003. Dissertação, Mestrado em Educação, Universidade Federal do Paraná, 2003.
CRUZ, Wilson Gonçalves. Física, Trânsito e Saúde. Bauru: USC, 2008. Dissertação, Mestrado em Odontologia, Universidade do Sagrado Coração, 2008.
DENATRAN Portaria 147/2009. Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental.
FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org). Educação e crise no trabalho: perspectivas de final de século. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
GOI, Mara Elisângela Jappe. Formação de professores para o desenvolvimento da metodologia de resolução de problemas na educação básica. 2014. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
GOMES, Adilson Lourenço. Física dos acidentes de trânsito. Ji-Paraná: UNIR, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Física Licenciatura, Universidade Federal de Rondônia, 2008.
GURGEL, Walldiney. Pedra, et al. Cálculo de velocidades em acidentes de trânsito: Um software para investigação em física forense. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 4, p4305-1-4305-10, 2015.
HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel. Abordagem de Temas em Ciências da Natureza no Ensino Médio: Implicações na Prática e na Formação Docente. Florianópolis. UFSC. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, 2014, p. 1-373.
KLEER, Ana Alzira; THIELO, Marcelo Resende; SANTOS, Arion de Castro Kurtz; A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 14, n.2, p.160- 169, 1997.
LUCENA, Andrielle de Ramos Lira de. A Física Forense em sala de aula: investigação de acidentes de trânsito. Patos: UFPB, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Ciências Exatas, Universidade Estadual da Paraíba, 2014.
LÜDCKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, Marco Antônio. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS. 2014. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/UEPSport.pdf Acesso em: jan. 2019.
SEFFNER, Fernando.; SCHÄFFER, Neiva. Otero. A educação para o trânsito como conteúdo permanente no currículo escolar. In: FILIPOUSKI, Ana. Maria. Ribeiro.; SEFFNER, Fernando.; KEHRWALD, Isabel, Petry.; SCHÄFFER, Neiva. Otero. (Org.) Trânsito e Educação: Itinerários pedagógicos. Porto Alegre: Ed. Da UFRGS, 2002.
SILVA, Édila Rosane Álves da.; GOI, Mara Elisângela Jappe. Articulação entre Resolução de Problemas e temáticas no ensino de ciências: uma análise em periódicos da área. VIDYA, v. 39, n. 1, p. 195-214, jan./jun., 2019 - Santa Maria, 2019
URRUTH, Henrique. Goulart Silva da. Física e segurança no trânsito: um curso de física e educação para o trânsito para jovens e adultos. Dissertação Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, 2014.
SCHNETZLER, Roseli. Pacheco. Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de Química. Química Nova, V. 16, p. 15-20, 2002.
SILVA, Édila. Rosane Álves da. Articulação entre resolução de problemas e a temática drogas como proposta metodológica para o Ensino de Química. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, 2017.
VIANA, Rubens Moreira. Perícia Física de acidente de trânsito. Ji-Paraná: UNIR, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Física Licenciatura, Universidade Federal de Rondônia, 2009.
VIZZOTTO, Patrick. Alves.; MACKEDANZ, Luis. Fernando.; MIRANDA, Angélica. Conceição. Dias. Física aplicada ao trânsito: uma revisão de literatura. THEMA, v. 14, N1, 2017, p.137-163.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Everaldo Antônio Goi, Mara Elisângela Jappe Goi, Clara Natalia Steigleder Walter
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).