RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1987

Palavras-chave:

Ensino Investigativo, Ensino de Química, Formação Continuada.

Resumo

Este artigo é parte de um e-book, fruto de uma dissertação de mestrado e foi elaborado com objetivo de difundir a metodologia da Resolução de Problemas, bem como fornecer, mesmo que de forma simplificada, subsídios básicos e as etapas necessárias para que esta metodologia de Ensino possa ser utilizada na Educação Básica. Também contempla a diferença entre problemas e exercícios, a classificação dos problemas conforme a literatura, apresenta a importância da Resolução de Problemas, um modelo de sequência didática como forma de implementar a Resolução de Problemas e os blocos de problemas produzidos durante o mestrado. Destaca-se que os problemas foram analisados seguindo uma metodologia qualitativa e alguns critérios de classificação como as dicotomias relatadas na literatura. O embasamento teórico apresenta autores da área do Ensino de Ciências que defendem a metodologia de Resolução de Problemas como uma estratégia metodológica eficaz. Desta forma conclui-se que através da análise da classificação dos problemas, esta indica que os problemas produzidos são em sua grande maioria semiabertos, interdisciplinares, abordam questões conceituais com temáticas escolares e, também, científicos, apresentando potencial para serem implementados, pois buscam instigar a pesquisa e busca de soluções. Também se sinaliza que a escrita deste artigo visa contribuir com a formação continuada dos docentes, impelindo-os a buscar inovações em sua prática e trabalhar com metodologias ativas como a Resolução de problemas pois estas podem apresentar-se como um caminho desafiador e ao mesmo tempo voltado a promover a formação de indivíduos dinâmicos e sociais.

Biografia do Autor

Denise Rosa Medeiros, Unipampa

 É professora das escolas Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora das Graças, Mestra em Ensino de Ciências pela Unipampa, Especialista em Educação com ênfase em Gestão Educacional- UFSM, Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha- Urcamp e em Licenciatura em ciências pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Integrante dos Projetos de Pesquisa: Atividades Experimentais Investigativas e Resolução de Problemas na Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências da Natureza; Atividade Experimental Problematizada (AEP): estrutura teórico-metodológica como estratégia pedagógica qualificadora ao ensino experimental de ciências, membro do Projeto de Extensão: Resolução de Problemas no Ensino de Ciências-Unipampa. Possui experiência na docência na área de ciências, Biologia, Química e como supervisora do PIBID subprojeto Química- Unipampa, e como preceptora do Projeto Residência Pedagógica (PRP), Unipampa, Campus Caçapava do Sul.

 

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

É Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ?Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Referências

BARRETT, T.; MOORE, S. New Approaches to Problem-Based Learning. Revitalising your practice in higher education. New York: Routledge, 2011.

BASSOLI, F. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum: documento preliminar. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2017.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática: 1ª à 5ª série. São Paulo: Ática, 1989.

D’AMORE, B. Elementos de didática da matemática. Tradução Maria Cristina Bonami. São Paulo: Editora e Livraria da Física, 2007.

D’AMBRÓSIO, B. S. Como Ensinar Matemática Hoje? Brasília, 2010.

DELISLE, R. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Porto: ASA, 2000.

GARCIA 2003 apud GARCÍA G. J. J.; RENTERIA R. E., La medición de la capacidad de resolucion de problemas em las ciências experimentales. Ciência e Educação, v. 18, n. 4, p. 755-767, 2012.

LAUDAN, L. El progreso y sus problemas: Hacia una teoría Del crecimiento científico. Madri: Ediciones Encuentro, 1986.

MACHADO, N. J. Interdisciplinaridade e contextualização. In: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico metodológica. Brasília: MEC; INEP, 2005.

MEDEIROS, D. R. Resolução de problemas como proposta metodológica para o Ensino de Química. 2019. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências), Universidade Federal do Pampa, 2019.

MUNHOZ, A. S. ABP Aprendizagem Baseada Em Problemas - São Paulo: Cengage Learning, 2015.

ONUCHIC, L. R. Uma História da Resolução de Problemas no Brasil e no Mundo. In: Seminário de Resolução de Problemas, 2008, Rio Claro. Anais eletrônicos. Rio Claro: GTERP, 2008. Disponível em:

http://www.rc.unesp.br/serp/trabalhos_completos/completo3.pdf. Acesso: 10 junho. 2021.

ONUCHIC, L. R; ALLEVATO, N. S. G; NOGUTI, F. C. H; JUSTULIN, A. M. (Org. s.) Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

ECHEVERRÍA, M. D. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. Em: Pozo, J.I. (Ed.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender (pp. 13-42). Porto Alegre: Artmed, 1998.

POZO, J.I. A solução de Problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. C. A Solução de Problemas nas Ciências da Natureza. In: POZO, J. I.(org). A Solução de Problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artemed, 1998.

POZO J. I.; GÓMEZ CRESPO, M. A. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª edição. Porto Alegre, Artmed, 2009.

SMOLE, K S; DINIZ, M I. Ler, escrever e resolver problemas. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo HOLOS, vol. 5, 2015, pp. 182-200 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil

WATTS, M. (1991). The Science of Problem-solving- A Pratical Guide for Science Teachers. London: Cassell.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Edição

Seção

Produto Educacional