RESOLUÇÃO E PROBLEMAS E EXPERIMENTAÇÃO IMPLEMENTADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i42108

Resumo

Neste artigo são apresentados e discutidos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que foi implementada a metodologia de Resolução de Problemas e a Experimentação no Ensino de Ciências em uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Partindo de um problema inicial “Como a aprendizagem pode ser favorecida através da articulação das metodologias de Resolução de Problemas e Experimentação?” Procura-se responder os seguintes objetivos: verificar se a aprendizagem pode ser favorecida através da articulação das metodologias de Resolução de Problemas e Experimentação, buscando, assim, o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem e melhor compreensão dos conteúdos envolvidos; desenvolver habilidades cognitivas como construção de estratégias na Resolução de Problemas que se apresentarem na melhoria da compreensão dos conceitos científicos. Para atingir os objetivos propostos foram empregadas estratégias de Resolução de Problemas aliadas à Experimentação, no sentido de fomentar a pesquisa, leitura, investigação, construção coletiva de conhecimento e explicação de resultados obtidos. Neste manuscrito apresenta-se um recorte da dissertação, analisando os dados de dois questionários Likert. Para a análise foi empregada a ferramenta de análise de conteúdo de Bardin. Como resultado aponta-se que o uso de metodologias ativas pode garantir vantagens no aprendizado e pode auxiliar a capacidade do aluno de investigar e pesquisar.

Biografia do Autor

Fabiane Inês Menezes de Oliveira Borba, Unipampa

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (2003). Atualmente é professora de ciências naturais e orientadora educacional - EMEF Inocêncio Prates Chaves. Tem experiência na área de Biologia geral, professora municipal desde o ano de 2008, é especialista em Gestão educacional, UFSM ( 2005) e especialista em Orientação Escolar e Práticas Educacionais, Uninter (2015), mestre no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências  da Unipampa -campus Caçapava do Sul.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

É Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ?Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

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Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

Artigos Científicos