UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2110Palavras-chave:
Ensino Médio, Educação para o Trânsito, Percepções dos alunos.Resumo
O tema Trânsito pode ser desenvolvido em diferentes níveis de ensino. A pergunta a ser respondida nesta pesquisa é: Como o estudante do Ensino Médio percebe o desenvolvimento deste tema em sua escola? O objetivo é compreender como o estudante do Ensino Médio percebe o trânsito e suas normas, como esse conhecimento é construído a partir da escola e qual a importância deste tema na sua percepção. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas no município de Caçapava do Sul, RS. A metodologia adotada tem abordagem quanti-qualitativa. Constituiu-se em um estudo exploratório, pois visou produzir dados para subsidiar o desenvolvimento da temática trânsito no meio escolar. Para a produção de dados foi aplicado um questionário eletrônico em turmas do 3º Ano do Ensino Médio. Como resultado, aponta-se que os pesquisados demonstram não ter estudado a temática Trânsito, mas consideram importante ser estudada no contexto escolar, inclusive no Ensino Médio para a melhoria do comportamento do trânsito em geral e para a redução de acidentes. Assim, constata-se que esta deve ser tratada no currículo escolar em uma perspectiva interdisciplinar.
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