UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2110

Palabras clave:

Ensino Médio, Educação para o Trânsito, Percepções dos alunos.

Resumen

O tema Trânsito pode ser desenvolvido em diferentes níveis de ensino. A pergunta a ser respondida nesta pesquisa é: Como o estudante do Ensino Médio percebe o desenvolvimento deste tema em sua escola? O objetivo é compreender como o estudante do Ensino Médio percebe o trânsito e suas normas, como esse conhecimento é construído a partir da escola e qual a importância deste tema na sua percepção. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas no município de Caçapava do Sul, RS. A metodologia adotada tem abordagem quanti-qualitativa. Constituiu-se em um estudo exploratório, pois visou produzir dados para subsidiar o desenvolvimento da temática trânsito no meio escolar. Para a produção de dados foi aplicado um questionário eletrônico em turmas do 3º Ano do Ensino Médio. Como resultado, aponta-se que os pesquisados demonstram não ter estudado a temática Trânsito, mas consideram importante ser estudada no contexto escolar, inclusive no Ensino Médio para a melhoria do comportamento do trânsito em geral e para a redução de acidentes. Assim, constata-se que esta deve ser tratada no currículo escolar em uma perspectiva interdisciplinar.

Biografía del autor/a

Everaldo Antônio Goi, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente é gerente comercial da Monzan Transportes LTDA. Atua na área de transportes rodoviários de cargas desde 1994. É graduado do curso Superior de Tecnologia em Transportes Terrestres da Universidade Federal de Pelotas, UFPEL.

Clara Natália Steigleder, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela mesma Universidade, pesquisando sobre conflitos na circulação urbana. Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas na área de Tecnologia em Transporte Terrestre e professora colaboradora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul na área de Gestão Pública e Administração de Sistemas de Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa Urbanismo no Brasil/CNPq, do GPTrans - Grupo de Pesquisa em Trânsito e Transportes/CNPq e do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento da UERGS/CNPq. Coordenadora dos Projetos de Pesquisa "Dos Bondes ao BRT: mudanças no desenvolvimento da sociabilidade, um olhar a partir do transporte coletivo" e "Olhares sobre a cidade: práticas, sociabilidades e ressignificações do/no espaço de circulação". Membro do Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinar - UERGS, no qual é coordenadora do Núcleo Temático Planejamento e Mobilidade Urbana. Pesquisadora na área de Sociologia Urbana, nos seguintes temas: mobilidade e sustentabilidade, sociabilidades públicas e conflitos no uso do espaço de circulação.

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Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Goi, E. A., & Steigleder, C. N. (2023). UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142110. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2110

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