O RETORNO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS PRESENCIAIS NO ENSINO MÉDIO NO PÓS-PANDEMIA NA VISÃO DE DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2207Palavras-chave:
retorno presencial, educação básica, ensino médio.Resumo
Este estudo teve como principal objetivo avaliar as percepções de discentes da Educação Básica (ensino médio) acerca do retorno às atividades acadêmicas presenciais, destacando, sobretudo, a autoavaliação da aprendizagem, as potencialidades, as fragilidades e as dificuldades envolvidas no processo de retorno pós-pandemia. Para alcançar o referido objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo, com coleta de dados online, utilizando o Google Forms, junto a 155 discentes do ensino médio de oito instituições públicas de ensino diferentes, localizadas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em termos sociodemográficos gerais, os participantes possuem idades entre 15 e 21 anos. Pelo menos 55,5% estão cursando o 3º ano do ensino médio atualmente e 66,9% afirmam morar na zona urbana. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos discentes vivenciaram o ensino remoto, e uma significativa parcela avalia as atividades acadêmicas remotas como regulares. Os demais resultados apontaram dificuldades no processo de aprendizagem durante o período remoto e uma ausência de preparação para o retorno presencial. Destaca-se, ainda, o desejo dos alunos para o retorno presencial e uma avaliação mais positiva da própria aprendizagem em atividades presenciais. A partir de tais resultados, emergem contribuições para a prática educacional e para a literatura, além de ser sinalizada uma possível agenda de pesquisas futuras: levantamentos semelhantes acerca de percepções de discentes, do ensino médio, sobre potencialidades e desafios do retorno presencial em outras regiões do Brasil e estudos comparativos entre diferentes séries do último ciclo da Educação Básica.
PALAVRAS-CHAVE: retorno presencial; educação básica; ensino médio.
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