O RETORNO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS PRESENCIAIS NO ENSINO MÉDIO NO PÓS-PANDEMIA NA VISÃO DE DISCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2207

Palavras-chave:

retorno presencial, educação básica, ensino médio.

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo avaliar as percepções de discentes da Educação Básica (ensino médio) acerca do retorno às atividades acadêmicas presenciais, destacando, sobretudo, a autoavaliação da aprendizagem, as potencialidades, as fragilidades e as dificuldades envolvidas no processo de retorno pós-pandemia. Para alcançar o referido objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo, com coleta de dados online, utilizando o Google Forms, junto a 155 discentes do ensino médio de oito instituições públicas de ensino diferentes, localizadas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em termos sociodemográficos gerais, os participantes possuem idades entre 15 e 21 anos. Pelo menos 55,5% estão cursando o 3º ano do ensino médio atualmente e 66,9% afirmam morar na zona urbana. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos discentes vivenciaram o ensino remoto, e uma significativa parcela avalia as atividades acadêmicas remotas como regulares. Os demais resultados apontaram dificuldades no processo de aprendizagem durante o período remoto e uma ausência de preparação para o retorno presencial. Destaca-se, ainda, o desejo dos alunos para o retorno presencial e uma avaliação mais positiva da própria aprendizagem em atividades presenciais. A partir de tais resultados, emergem contribuições para a prática educacional e para a literatura, além de ser sinalizada uma possível agenda de pesquisas futuras: levantamentos semelhantes acerca de percepções de discentes, do ensino médio, sobre potencialidades e desafios do retorno presencial em outras regiões do Brasil e estudos comparativos entre diferentes séries do último ciclo da Educação Básica.

 

PALAVRAS-CHAVE: retorno presencial; educação básica; ensino médio.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Rodrigues Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Pinheiro.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Cursou especialização em Tópicos Especiais de Matemática - Ucamprominas (2017) .Cursou Mestrado Profissional em Matemática - Profmat (UFMA)/(2017). Atualmente é professora no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Pinheiro.

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - (IFPA) Campus Abaetetuba

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/ UECE). Pós-graduação em Biologia Vegetal (FDR). Mestre em Ensino de Biologia (Profbio) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuou como professor de biologia da Educação Básica pelas escolas: E.E.M. Euclides Pinheiro de Andrade - CE; Centro de Ensino Professor Aquiles Batista Vieira - Cidade de Alcântara - MA; Escola de Ensino Integral Joana Batista Sousa Silva na cidade de São Luís - MA. Atualmente é Professor EBTT pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - (IFPA) Campus Abaetetuba, responsável pelas disciplinas Biossegurança e Zoologia dos invertebrados (I e II) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Antonio Alison Pinheiro Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Bragança

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2014), mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2018) e doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Bragança . Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Adauto de Vasconcelos Montenegro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Psicólogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor (2020) e Mestre (2016) em Psicologia pela mesma instituição, tendo pesquisado na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações. Possui Títulos de Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (2018) e Psicologia Escolar e Educacional (2020), conferidos pelo Conselho Federal de Psicologia, a partir da aprovação em concurso de Provas e Títulos. Psicólogo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Ceará.

Luis Claudio Santana Pereira, Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) -Maranhão

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão(2011) e especialização em Informática na educação pela faculdade Alfa América(2017).

Hugo Leonardo Gomes dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Linguística Aplicada (2016) pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE). Possui graduação em Letras - Português/Literatura - Licenciatura Plena (2014) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (2017) pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Membro dos grupos de pesquisa: Lexicologia, Terminologia e Ensino (LETENS/UECE), Pesquisas Sociolinguísticas de Fortaleza (SOCIOFOR/UECE) e Pesquisas Sociolinguísticas (SOCIOLIN-CE/UFC). Professor da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Fortaleza - CE. Atua principalmente nos seguintes temas: Sociolinguística, Descrição do português, Lexicografia, dicionário escolar e análise de livro didático.

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Publicado

2022-09-26