ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE DIVERSIDADE BIOLÓGICA COM ÊNFASE EM FILOGENIA NOS EXAMES VESTIBULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.941

Palavras-chave:

biodiversidade, vestibulares, ensino médio, filogenia, ensino de biologia.

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de analisar a temática biodiversidade no contexto da sistemática filogenética em exames vestibulares nacionais. Para atender a esse propósito, foi feita uma análise de 154 questões de múltipla escolha, aplicadas em exames vestibulares que ocorreram entre os anos de 1994 e 2016. As questões foram lidas e interpretadas de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo. Foi elaborada uma ficha dotada de cinco critérios e subcategorias. Os resultados indicam que 46,7% das perguntas procedem de universidades públicas federais e, 77,93% destas, utilizam cladogramas como recurso para discutir biodiversidade. As abordagens mais frequentes tratam da biologia geral, e os assuntos mais específicos são zoologia e botânica, respectivamente. Resultados mostram pouca articulação de outros conceitos biológicos com a sistemática filogenética e apenas 55,85% das questões trazem termos de filogenia contextualizados, sendo que 19,48% utilizam termos específicos. Os cladogramas são uma realidade nos vestibulares nacionais, o que requer maior apropriação e domínio desse importante recurso das ciências biológicas para que, efetivamente, seja feita a interlocução entre evolução e biodiversidade.

Biografia do Autor

Rogério Soares Cordeiro, IFMA – Instituto Federal do Maranhão.

Possui licenciatura e bacharelado em ciências biológicas (2001), mestrado (2010) e doutorado em Biotecnologia (2017), pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente é professor EBTT - Biologia, do Instituto Federal do Maranhão - IFMA e faz parte do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências na Universidade Federal do ABC (UFABC - Campus Santo André - SP). Tem experiência, publicações e interesse em técnicas e métodos de ensino de Ciências Biológicas, pesquisas com Biodiversidade e suas relações com a Sistemática Filogenética e Evolução; análises do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares, livros didáticos, etnobiologia, educação em espaços não formais e formação de professores.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos Científicos