ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE DIVERSIDADE BIOLÓGICA COM ÊNFASE EM FILOGENIA NOS EXAMES VESTIBULARES
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.941Palavras-chave:
biodiversidade, vestibulares, ensino médio, filogenia, ensino de biologia.Resumo
O presente trabalho teve o objetivo de analisar a temática biodiversidade no contexto da sistemática filogenética em exames vestibulares nacionais. Para atender a esse propósito, foi feita uma análise de 154 questões de múltipla escolha, aplicadas em exames vestibulares que ocorreram entre os anos de 1994 e 2016. As questões foram lidas e interpretadas de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo. Foi elaborada uma ficha dotada de cinco critérios e subcategorias. Os resultados indicam que 46,7% das perguntas procedem de universidades públicas federais e, 77,93% destas, utilizam cladogramas como recurso para discutir biodiversidade. As abordagens mais frequentes tratam da biologia geral, e os assuntos mais específicos são zoologia e botânica, respectivamente. Resultados mostram pouca articulação de outros conceitos biológicos com a sistemática filogenética e apenas 55,85% das questões trazem termos de filogenia contextualizados, sendo que 19,48% utilizam termos específicos. Os cladogramas são uma realidade nos vestibulares nacionais, o que requer maior apropriação e domínio desse importante recurso das ciências biológicas para que, efetivamente, seja feita a interlocução entre evolução e biodiversidade.
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