APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS DE TERMOQUÍMICA APOIADOS EM RELAÇÕES SINTAGMÁTICAS E PARADIGMÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1076

Palavras-chave:

Aprendizagem Científica, Semiótica, Relações Linguísticas, Multimodos Representacionais, Paráfrases.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma estratégia de ensino de Química que emprega as relações linguísticas paradigmáticas e sintagmáticas, de modo a estimular e explorar narrativas textuais em formas diversificadas, com o objetivo de auxiliar os aprendizes na apropriação de conceitos de Termoquímica. As relações paradigmáticas e sintagmáticas são originárias da Semiologia de Saussure. A metodologia da pesquisa consistiu-se na realização de um pré-teste, seguida de uma estratégia de ensino e, por fim, realizou-se um pós-teste. O objetivo é constatar que a passagem dos estudantes pela estratégia das relações linguísticas induz à efetivação de autênticas paráfrases, competência que, ao ser atingida, permite afirmar que há aprendizagem com significação. Desta forma, é por meio de paráfrases que a conceituação trazida pelos estudantes é identificada nos testes. O estudo mostra que o uso das relações linguísticas, bem como da paráfrase, é capaz de favorecer apropriações de enunciados-chave dentro da aprendizagem científica e definir critérios para que os docentes evitem respostas estereotipadas.

Biografia do Autor

Josiane Letícia Hernandes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Prof. dr. Associado do Depto de Física da UEL

Osmar Henrique Moura Silva, Universidade Estadual de Londrina

Físico Dr. do Depto de Física da UEL

Andréia de Freitas Zompero, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Prof. Dra. do Depto de Biologia da UEL

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos Científicos

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