APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS DE TERMOQUÍMICA APOIADOS EM RELAÇÕES SINTAGMÁTICAS E PARADIGMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1076Palavras-chave:
Aprendizagem Científica, Semiótica, Relações Linguísticas, Multimodos Representacionais, Paráfrases.Resumo
O presente trabalho apresenta uma estratégia de ensino de Química que emprega as relações linguísticas paradigmáticas e sintagmáticas, de modo a estimular e explorar narrativas textuais em formas diversificadas, com o objetivo de auxiliar os aprendizes na apropriação de conceitos de Termoquímica. As relações paradigmáticas e sintagmáticas são originárias da Semiologia de Saussure. A metodologia da pesquisa consistiu-se na realização de um pré-teste, seguida de uma estratégia de ensino e, por fim, realizou-se um pós-teste. O objetivo é constatar que a passagem dos estudantes pela estratégia das relações linguísticas induz à efetivação de autênticas paráfrases, competência que, ao ser atingida, permite afirmar que há aprendizagem com significação. Desta forma, é por meio de paráfrases que a conceituação trazida pelos estudantes é identificada nos testes. O estudo mostra que o uso das relações linguísticas, bem como da paráfrase, é capaz de favorecer apropriações de enunciados-chave dentro da aprendizagem científica e definir critérios para que os docentes evitem respostas estereotipadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 JOSIANE LETÍCIA HERNANDES, CARLOS EDUARDO LABURÚ, OSMAR HENRIQUE MOURA SILVA, ANDRÉIA DE FREITAS ZOMPERO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).