LEITURA CONOTATIVA DE UM SIGNO ARTÍSTICO: ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR O DEBATE DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS NAS AULAS DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.993

Palavras-chave:

Signo Artístico, Denotação e Conotação, Interações Discursivas em Física.

Resumo

Este trabalho parte do pressuposto de que o signo artístico, por possuir acentuada função estética, é uma forma de representação profícua para provocar e sustentar interações discursivas com reflexos para poder auxiliar entendimentos de conteúdos científicos. Estudantes do ensino médio foram instigados em um momento instrucional de aula a estabelecer relações criativas de modo a associar elementos da obra artística “Queda d’água” com o conteúdo de Conservação da Energia Mecânica, estudado anteriormente. A estratégia de ensino fundamentou-se na predominância do discurso dialógico frente ao de autoridade, valendo-se dessa função estética do signo artístico para atrair o estudante ao debate para que refletisse, imaginasse e expusesse suas posições e interpretações. O estudo apresenta e identifica quatro níveis de leitura alcançados pelos estudantes pesquisados quando eles são provocados a realizar conotações desse signo artístico com conteúdos de física.

Biografia do Autor

Cristiane Aparecida Correa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

MESTRANDA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PELA UEL

Carlos Eduardo Laburú, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

PROFESSOR DO DEPTO DE FÍSICA DA UEL. DOUTOR EM EDUCAÇÃO PELA USP/SP.

Osmar Henrique Moura Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOUTOR EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA PELA UNESP/BAURU-SP. DEPTO DE FÍSICA DA UEL.

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Publicado

2019-01-27

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Artigos Científicos

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