PROTÓTIPO DETECTOR DE FAÍSCAS PARA PARTÍCULAS ALFA: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL SEM USO DE FONTES RADIOATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.1716

Palavras-chave:

Ensino básico, protótipo detector de faíscas via Arduino, baixo custo, princípio de funcionamento da detecção da radiação ionizante, simulação sem uso de fontes radioativas.

Resumo

Este trabalho se insere numa linha de publicações que estabelecem contribuições ao ensino da Física Moderna, especialmente à Física Nuclear em nível médio de ensino. Nesse contexto, muitas propostas apresentam fenômenos reais por meio de simulações computacionais sem atividade experimental. Isso se deve, por exemplo, devido ao elevado custo de um detector de radiação e a regulamentação burocrática para o uso de uma fonte radioativa no Brasil, exigindo cuidados especiais de manuseio e armazenagem dela. Assim, o presente estudo objetivou apresentar um protótipo de um detector de faíscas de baixo custo via Arduino, com a finalidade educacional de favorecer o entendimento dos princípios de funcionamentos dos medidores tradicionais de radioatividade quando simula experimentalmente a coleta de dados sem o emprego de fontes radioativas. Para isso, o protótipo foi inicialmente testado, de modo qualitativo e sem quaisquer calibrações para detecção de radiação ionizante (partículas alfa) de uma fonte de Amerício-241. Posteriormente a fonte radioativa foi substituída por uma fonte alternativa que simula uma detecção equivalente, capaz de ser vantajoso e viável à instrução do princípio físico de funcionamento envolvido na contagem de fonte radioativa, atrelando-se uma atividade experimental. Tal alternativa viabiliza o uso do protótipo para aplicação em feiras de ciências e em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino básico, protótipo detector de faíscas via Arduino, baixo custo, princípio de funcionamento da detecção da radiação ionizante, simulação sem uso de fontes radioativas.

Biografia do Autor

Alexandre Gabriel Maquera, Instituto Federal de Paranavaí

Físico do Instituto Federal de Paranavaí

Fábio Luiz Melquiades, Universidade Estadual de Londrina

Professor Doutor do Depto de Física da UEL.

Osmar Henrique Moura da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Físico do Depto de Fìsica da UEL. Doutor em Educação pela Ciência pela Unesp/Bauru.

Renê Menck Toginho, Depto de Engenharia Elétrica da UEL

Engenheiro Eletricista da UEL.

Paulo Rogério Catarini Silva, Universidade Estadual de Londrina

Físico Doutor do Depto de Física da UEL.

Carlos Eduardo Laburú, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

PROFESSOR ASSOCIADO DO DEPTO DE FÍSICA DA UEL. DOUTOR EM EDUCAÇÃO PELA USP/SP.

Rodrigo Oliveira Bastos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor Doutor em Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Referências

BARTINIKAS, R. Partial Discharges Their Mechanis, Detection and Meassurement. IEEE Transactions on Dielectrics and Electrical Insulation, v. 9, n. 5, p. 763-808, (oct) 2002.

CHANG, W. V.; RESENBLUM, S. A Simple Counting System for Alpha Ray Spectra and the Energy Distribuition of Po Alpha Particles. Phys. Rev., 67: 227-7, 1945. Disponível em: <https://journals.aps.org/pr/pdf/10.1103/PhysRev.67.222>. Último acesso: 6 de fevereiro de 2020.

CNEN. Critérios de exclusão, isenção e dispensa de requisitos de proteção radiológica. Posição Regulatória – 3.01/001: 2011 (2011). Disponível em: http://appasp.cnen.gov.br/seguranca/normas/pdf/pr301_01.pdf. Último acesso: 15 de junho de 2016.

DIERKA, T.; BASTOS, R. O. Montagem de um detector de radiação alfa por faísca elétrica para o ensino. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, IV, Ponta Grossa – PR, 2016. Disponível em: . Último acesso: 23 de novembro de 2019.

FILHO HEILBRON, L. F. P.; XAVIER, A. M.; PONTEDEIRO, E. M.; FERREIRA, R. S. Segurança Nuclear e Proteção do Meio Ambiente. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais Ltda, 2004. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=TEqwbvv8MlcC&pg=PA241&lpg=PA241&dq=Cadeia+completa+de+decaimento+do+Am-241&source=bl&ots=ygs3_xeljK&sig=FGPt2N38Z_374ol3AwjN76sTmUA&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwihqcbWjpvNAhUHhpAKHZW_DXEQ6AEIJDAB#v=onepage&q=Cadeia%20completa%20de%20decaimento%20do%20Am-241&f=false. Último acesso: 09 de junho de 2016.

FONSECA, P.; ZAMORANO, A.; LUNA, H.; SANTOS, A. C. F. Estudo do poder de frenamento de partículas alfa na matéria. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, 2305, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v32n2/v32n2a05.pdf>. Último acesso: 23 de novembro de 2019.

GONÇALVES, J. A. C. Pesquisas, propriedades e aplicações de detectores de faísca em problemas de física nuclear e de energia atômica. Tese apresentada como parte dos requisitos para obtenção do Grau de Doutor em Ciências na Área de Tecnologia Nuclear. IPEN, São Paulo, 1993.

GREINACHER, H. “Über Einen Hydraulischen Zähler für Elementarstrahlen”. Hely Phys. Acta, v. 7, p. 360, 1934.

KNOLL, G. R. Nuclear Radiation Detection. 2ª Edição. John Wiley & Sons: Nova York, 1988.

MCROBERTS, M. Arduino básico. 2ª edição. São Paulo: Novatec Editora (2015).

NASSER, E. Fundamentals of Gaseous Ionization and Plasma Electronics. New York: John Wiley & Sons, 1971.

MAFRA, O.Y. Técnicas e Medidas Nucleares. São Paulo: Blücher, 1973.

Downloads

Publicado

2022-09-26

Edição

Seção

Produto Educacional