PROTÓTIPO DETECTOR DE FAÍSCAS PARA PARTÍCULAS ALFA: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL SEM USO DE FONTES RADIOATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.1716Palavras-chave:
Ensino básico, protótipo detector de faíscas via Arduino, baixo custo, princípio de funcionamento da detecção da radiação ionizante, simulação sem uso de fontes radioativas.Resumo
Este trabalho se insere numa linha de publicações que estabelecem contribuições ao ensino da Física Moderna, especialmente à Física Nuclear em nível médio de ensino. Nesse contexto, muitas propostas apresentam fenômenos reais por meio de simulações computacionais sem atividade experimental. Isso se deve, por exemplo, devido ao elevado custo de um detector de radiação e a regulamentação burocrática para o uso de uma fonte radioativa no Brasil, exigindo cuidados especiais de manuseio e armazenagem dela. Assim, o presente estudo objetivou apresentar um protótipo de um detector de faíscas de baixo custo via Arduino, com a finalidade educacional de favorecer o entendimento dos princípios de funcionamentos dos medidores tradicionais de radioatividade quando simula experimentalmente a coleta de dados sem o emprego de fontes radioativas. Para isso, o protótipo foi inicialmente testado, de modo qualitativo e sem quaisquer calibrações para detecção de radiação ionizante (partículas alfa) de uma fonte de Amerício-241. Posteriormente a fonte radioativa foi substituída por uma fonte alternativa que simula uma detecção equivalente, capaz de ser vantajoso e viável à instrução do princípio físico de funcionamento envolvido na contagem de fonte radioativa, atrelando-se uma atividade experimental. Tal alternativa viabiliza o uso do protótipo para aplicação em feiras de ciências e em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino básico, protótipo detector de faíscas via Arduino, baixo custo, princípio de funcionamento da detecção da radiação ionizante, simulação sem uso de fontes radioativas.
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