O CINEMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA MULTIMODAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2543Palavras-chave:
multimodalidade representacional; cinema; ensino de ciências.Resumo
Este trabalho de cunho teórico propõe uma leitura integrada entre os referenciais da Multimodalidade Representacional e do Cinema, discutindo suas contribuições como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências e Biologia. Os problemas centrais examinados são como a integração de múltiplos modos de representação no Cinema, facilitada pelo sincretismo semiótico, pode melhorar a compreensão dos alunos em conceitos científicos complexos, e também como essa integração pode melhorar o engajamento dos alunos na aprendizagem de tais conceitos. Utilizou-se uma metodologia de revisão integrativa da literatura para analisar estudos sobre Multimodalidade Representacional e Cinema. Conclui-se que o Cinema, ao combinar elementos visuais, auditivos e textuais, oferece uma plataforma dinâmica para a aprendizagem, superando as limitações das abordagens tradicionais. A integração das teorias de Multimodalidade Representacional e Cinema proporciona uma abordagem inovadora e relevante para a educação científica. Diante da leitura realizada, conclui-se que o Cinema é uma ferramenta pedagógica multimodal com grande potencial para a promoção da aprendizagem em alunos de Ciências e Biologia.
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