DESENVOLVIMENTO DE MODELOS MENTAIS POR MEIO DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MODELOS FÍSICOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE ATOMÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1116Palavras-chave:
modelo molecular, modelo atômico, materiais alternativos, modelos mentais, representações.Resumo
O tema de modelos atômicos é importante no ensino de Química e de Ciências, entretanto, muitos estudantes apresentam dificuldades, em relação à próprio conceito de modelo científico (MELO e LIMA NETO, 2013) e quanto à estrutura dos átomos (FRANÇA, MARCONDES e CARMO, 2009). O referencial teórico empregado no trabalho é a teoria de modelos mentais de Johnson-Laird (1983). Foram desenvolvidos modelos moleculares físicos com materiais alternativos e de baixo custo para ensinar o conceito de modelo atômico e conceitos relacionados, como modelo científico, geometria molecular e ligação química. Os modelos foram utilizados em aulas regulares de Química em uma parceria com uma escola estadual de Educação Básica do município de Presidente Prudente - SP. Foi observado um grande avanço nos modelos expressos pelos alunos, para todos os conceitos abordados. Portanto, o emprego de modelos moleculares alternativos permitiu a realização de atividades didáticas nas quais houve uma evolução nos modelos mentais dos alunos sobre o conceito de modelo atômico e outros relacionados. A metodologia também permitiu que fosse realizado o levantamento dos modelos mentais dos alunos, com a manipulação do modelo físico e também por meio dos instrumentos de coleta de dados, como questionários, desenhos e representação por meio do próprio modelo físico.Downloads
Publicado
2019-08-15
Como Citar
Piva, G. M., Almeida, L. F. de, Kohori, R. K., & Gibin, G. B. (2019). DESENVOLVIMENTO DE MODELOS MENTAIS POR MEIO DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MODELOS FÍSICOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE ATOMÍSTICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 10(2), 210–230. https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1116
Edição
Seção
Relato de Experiência
Licença
Copyright (c) 2019 Gabriela Martins Piva, Gabriela Martins Piva, Letícia França de Almeida, Letícia França de Almeida, Rodolfo Kasuyoshi Kohori, Rodolfo Kasuyoshi Kohori, Gustavo Bizarria Gibin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).