POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO

Autores

  • Juliani Flávia de Oliveira Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Denise Pereira de Alcantara Ferraz Universidade Federal de Itajubá
  • Vívian Martins Ribeiro Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.950

Palavras-chave:

ensino de ciências, salas de recursos multifuncionais, educação inclusiva, público alvo da educação especial

Resumo

A escola inclusiva tem como finalidade proporcionar ao Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) uma escolarização que atenda às especificidades de cada aluno. Diante disso, a legislação brasileira garante um serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de caráter complementar e suplementar para este público. Sendo o ensino de Ciências ao PAEE ainda um desafio aos professores, este artigo decorre de pesquisa que teve como objetivo analisar as possibilidades de articulação entre o AEE e os professores de ensino de Ciências nas escolas de uma cidade do sul de Minas Gerais. A pesquisa buscou responder às seguintes questões norteadoras: Como ocorre a articulação entre o AEE e os professores de Ciências da classe regular? Que metodologias de ensino são utilizadas? Como é realizado o processo avaliativo? Qual é o papel da gestão escolar? A fim de responder tais questões, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e gestores. Os dados foram analisados qualitativamente. Concluiu-se que a articulação entre o AEE e os professores de Ciências é falha no contexto analisado, pois o enfoque do AEE está voltado para alfabetização e para operações básicas matemáticas, levando os professores de Ciências a elaborarem suas atividades separadamente. Há falta de apoio da gestão escolar, pois não se estabelece um ambiente propício a uma perspectiva colaborativa entre os diversos âmbitos escolares. Práticas inclusivas foram evidenciadas, como a preferência pela utilização de recursos multissensoriais durante as aulas, assim como avaliações individualizadas. A sensação de incompetência em lidar com a diversidade que compreende o PAEE se apresentou como a principal dificuldade dos professores, bem como a demanda excessiva de serviços do AEE. Diante disso, enfatiza-se a importância de reflexões acerca da inclusão escolar e dos aspectos da formação destes profissionais para que se estabeleça um ensino de qualidade a todos os alunos.

Biografia do Autor

Denise Pereira de Alcantara Ferraz, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1988), graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1989), mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano (2000), mestrado em Psicologia da Saúde - Universiddae Metodista de São Paulo (2005) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiencia, psicomotricidade, inclusão, psicologia e hábitos de estudo.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos Científicos