POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.950Palavras-chave:
ensino de ciências, salas de recursos multifuncionais, educação inclusiva, público alvo da educação especialResumo
A escola inclusiva tem como finalidade proporcionar ao Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) uma escolarização que atenda às especificidades de cada aluno. Diante disso, a legislação brasileira garante um serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de caráter complementar e suplementar para este público. Sendo o ensino de Ciências ao PAEE ainda um desafio aos professores, este artigo decorre de pesquisa que teve como objetivo analisar as possibilidades de articulação entre o AEE e os professores de ensino de Ciências nas escolas de uma cidade do sul de Minas Gerais. A pesquisa buscou responder às seguintes questões norteadoras: Como ocorre a articulação entre o AEE e os professores de Ciências da classe regular? Que metodologias de ensino são utilizadas? Como é realizado o processo avaliativo? Qual é o papel da gestão escolar? A fim de responder tais questões, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e gestores. Os dados foram analisados qualitativamente. Concluiu-se que a articulação entre o AEE e os professores de Ciências é falha no contexto analisado, pois o enfoque do AEE está voltado para alfabetização e para operações básicas matemáticas, levando os professores de Ciências a elaborarem suas atividades separadamente. Há falta de apoio da gestão escolar, pois não se estabelece um ambiente propício a uma perspectiva colaborativa entre os diversos âmbitos escolares. Práticas inclusivas foram evidenciadas, como a preferência pela utilização de recursos multissensoriais durante as aulas, assim como avaliações individualizadas. A sensação de incompetência em lidar com a diversidade que compreende o PAEE se apresentou como a principal dificuldade dos professores, bem como a demanda excessiva de serviços do AEE. Diante disso, enfatiza-se a importância de reflexões acerca da inclusão escolar e dos aspectos da formação destes profissionais para que se estabeleça um ensino de qualidade a todos os alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Juliani Flávia de Oliveira, Denise Pereira de Alcantara Ferraz, Vívian Martins Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).