O PENSAMENTO CRÍTICO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.946Palavras-chave:
formação de professores, ensino de ciências, pensamento crítico.Resumo
Este estudo revela os resultados de uma investigação acerca do conhecimento profissional de futuros professores de ciências sobre a habilidade do pensamento crítico e sua relação ao contexto da alfabetização científica com o intuito de se discutir a formação desses professores no âmbito de sua profissionalidade no que corresponde à compreensão sobre o pensamento crítico como uma habilidade cognitiva necessária para ensinar ciências e promover alfabetização científica em aulas de ciências. Foi realizado um estudo de natureza descritiva com estudantes de pedagogia de uma universidade pública de referência da formação de professores e nas pesquisas que envolvem o ensino das ciências. Os resultados, apesar de circunscritos ao estudo em questão, auxiliam na compreensão do processo de formação de professores e demonstra, dentre outras constatações, a fragilidade da formação no contexto do ensino de ciências bem como um descompasso entre a profissionalidade e as necessidades atuais para a promoção da alfabetização científica nos anos iniciais da educação básica.Downloads
Publicado
2019-08-15
Como Citar
Façanha, A. A. B., Chianca, R. C., & Felix, C. P. (2019). O PENSAMENTO CRÍTICO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 10(2), 42–55. https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.946
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Copyright (c) 2019 Alessandro Augusto Barros Façanha, Renan Cirne Chianca, Clara Patricia Felix
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