ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS SOBRE EVOLUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2439Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, pensamento crítico, sequência didáticaResumo
O ensino de Ciências por investigação possibilita o envolvimento do estudante com problemas científicos, tornando a aprendizagem mais interessante e motivadora. Partindo do princípio de que a evolução é o eixo central da biologia e considerando a necessidade de criar atividades pedagógicas dentro dos itinerários formativos do ensino médio, este trabalho objetivou analisar o potencial do ensino por investigação nas aulas de biologia, com temas no viés evolutivo, visando proporcionar autonomia ao estudante na construção de um pensamento crítico dentro do itinerário do novo ensino médio. A atividade investigativa foi realizada com quatro turmas do novo Ensino Médio, dentro de um itinerário de aprofundamento de Biologia, totalizando 103 estudantes. O conteúdo trabalhado foi o de Evolução e a atividade foi organizada conforme a sequência didática que segue: resolução do problema pelos grupos, sistematização do conhecimento elaborado e descrição dos resultados do trabalho. Durante a exposição de possíveis respostas ao problema, os estudantes mobilizaram os conhecimentos prévios e foram propondo ideias. Todas as fases foram importantes para a construção do resultado. Houve uma resistência inicial dos alunos à metodologia investigativa de ensino, porém, ao longo da atividade, um aumento significativo do interesse e compreensão, refletindo o sucesso da abordagem no desenvolvimento de habilidades científicas e na aproximação dos alunos à prática de pesquisa. Foi preciso incentivar os alunos e destacar seus potenciais em cada uma das etapas para que a parte final fosse um momento de sucesso. Os feedbacks foram positivos e muitos alunos sentiram-se seguros quanto às relações estabelecidas entre os diferentes conteúdos.
Referências
ABD‐EL‐KHALICK, Fouad et al. Inquiry in science education: International perspectives. Science education, v. 88, n. 3, p. 397-419, 2004.
ARSAL, Zeki. The impact of inquiry-based learning on the critical thinking dispositions of pre-service science teachers. International Journal of Science Education, v. 39, n. 10, p. 1326-1338, 2017.
BAYRAM, Zeki et al. Effect of inquiry based learning method on students’ motivation. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 106, p. 988-996, 2013.
BRASIL. BNCC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.
CAMPBELL, Neil Allison; REECE, Jane Barbara. Biologia. 8. ed. São Paulo: Artmed, 2008
CAMPBELL, Neil A.; URRY, Lisa A.; CAIN, Michael L.; WASSERMAN, Steven A.; MINORSKY, Peter V.; REECE, Jane B. Biologia de Campbell. 10 ed. 1488 p. São Paulo: Artmed, 2015.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. et al. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. et al. Investigar e Aprender Ciências. 5. ed. São Paulo: Editora Sarandi, 2011.
DELIZOICOV, Demétrio. Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, Mauricio (org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora UFSC, 2001.
FUTUYMA, Douglas Joel. Evolução, ciência e sociedade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2002.
MAASS, Karl; ARTIGUE, Michèle. Implementation of inquiry-based learning in day-to-day teaching: a synthesis. Mathematics Education, v.45, pg.779–795, 2013.
MAJEED, Sumaira; YASMIN, Farhana; AHMAD, Rizwan. Inquiry-Based Instruction and Students’ Science Process Skills: An Experimental Study. Pakistan Journal of Social Sciences, v. 43, n. 1, p. 155-166, 2023.
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisa em administração. FEA-USP. São Paulo, v. 1. n. 3. 2º sem, 1996.
VIEIRA, Gilberto Cavalheiro; ARAÚJO, Leonardo Augusto Luvison. Ensino de Biologia: uma perspectiva evolutiva/ Volume I: Interdisciplinaridade & Evolução. Porto Alegre: Instituto de Biociências da UFRGS, 324p, 2021.
YILDIZ-FEYZIOĞLU, Eylem; DEMIRCI, Niymet. The effects of inquiry-based learning on students’ learner autonomy and conceptions of learning. Journal of Turkish Science Education, v. 18, n. 3, p. 401-420, 2021.
YIN, Robert K. Case Study Research: Design and Methods. 5th ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2014.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Durigon, Mariane Paludette Dorneles , Thais Scotti do Canto-Dorow

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).