ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS SOBRE EVOLUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2439

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, pensamento crítico, sequência didática

Resumo

O ensino de Ciências por investigação possibilita o envolvimento do estudante com problemas científicos, tornando a aprendizagem mais interessante e motivadora. Partindo do princípio de que a evolução é o eixo central da biologia e considerando a necessidade de criar atividades pedagógicas dentro dos itinerários formativos do ensino médio, este trabalho objetivou analisar o potencial do ensino por investigação nas aulas de biologia, com temas no viés evolutivo, visando proporcionar autonomia ao estudante na construção de um pensamento crítico dentro do itinerário do novo ensino médio. A atividade investigativa foi realizada com quatro turmas do novo Ensino Médio, dentro de um itinerário de aprofundamento de Biologia, totalizando 103 estudantes. O conteúdo trabalhado foi o de Evolução e a atividade foi organizada conforme a sequência didática que segue: resolução do problema pelos grupos, sistematização do conhecimento elaborado e descrição dos resultados do trabalho. Durante a exposição de possíveis respostas ao problema, os estudantes mobilizaram os conhecimentos prévios e foram propondo ideias. Todas as fases foram importantes para a construção do resultado. Houve uma resistência inicial dos alunos à metodologia investigativa de ensino, porém, ao longo da atividade, um aumento significativo do interesse e compreensão, refletindo o sucesso da abordagem no desenvolvimento de habilidades científicas e na aproximação dos alunos à prática de pesquisa. Foi preciso incentivar os alunos e destacar seus potenciais em cada uma das etapas para que a parte final fosse um momento de sucesso. Os feedbacks foram positivos e muitos alunos sentiram-se seguros quanto às relações estabelecidas entre os diferentes conteúdos.

Biografia do Autor

Mariana Durigon, Universidade Franciscana

Mariana Durigon possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena (2010) e mestrado em Agrobiologia (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); especialização em Docência do ensino superior pela Universidade Anhanguera Uniderp e doutorado em andamento na Universidade Franciscana. Docente efetiva no Instituto Federal Farroupilha- Campus Júlio de Castilhos (em afastamento para qualificação)

Mariane Paludette Dorneles , Universidade Federal Do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Santiago. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Agrobiologia da UFSM. Doutora em Botânica pela UFRGS. Pesquisa focada em biogeografia de formações tropicais, anatomia vegetal, impercepção botânica e educação em Ciências. Experiência com Ciências nos anos finais do ensino fundamental, e Biologia no ensino médio. No ensino superior nos cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Engenharia Ambiental. Coordenação de projeto de extensão e professora de pós-graduação. Orientadora de pesquisas na área de educação, botânica e ecologia. Formação e capacitação de professores. Grupo de pesquisa Floreia, Universidade Franciscana (UFN). Atualmente professora de Ensino Médio e Técnico do Colégio Dom Feliciano(ICM).

Thais Scotti do Canto-Dorow, Universidade Franciscana

Licenciatura em Ciências Biológicas e em Pedagogia, mestrado e doutorado em Ciências/Botânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência em Taxonomia Vegetal, principalmente nos seguintes temas: Poaceae (Digitaria) e taxonomia de Angiospermas. Professora aposentada na UFSM desde 2013, atua, no momento, na Universidade Franciscana de Santa Maria como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Acadêmico), nas linhas de pesquisa Formação de professores e ensino-aprendizagem, com ênfase no ensino de biologia. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GPECIM (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).

Referências

ABD‐EL‐KHALICK, Fouad et al. Inquiry in science education: International perspectives. Science education, v. 88, n. 3, p. 397-419, 2004.

ARSAL, Zeki. The impact of inquiry-based learning on the critical thinking dispositions of pre-service science teachers. International Journal of Science Education, v. 39, n. 10, p. 1326-1338, 2017.

BAYRAM, Zeki et al. Effect of inquiry based learning method on students’ motivation. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 106, p. 988-996, 2013.

BRASIL. BNCC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.

CAMPBELL, Neil Allison; REECE, Jane Barbara. Biologia. 8. ed. São Paulo: Artmed, 2008

CAMPBELL, Neil A.; URRY, Lisa A.; CAIN, Michael L.; WASSERMAN, Steven A.; MINORSKY, Peter V.; REECE, Jane B. Biologia de Campbell. 10 ed. 1488 p. São Paulo: Artmed, 2015.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. et al. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. et al. Investigar e Aprender Ciências. 5. ed. São Paulo: Editora Sarandi, 2011.

DELIZOICOV, Demétrio. Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, Mauricio (org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora UFSC, 2001.

FUTUYMA, Douglas Joel. Evolução, ciência e sociedade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2002.

MAASS, Karl; ARTIGUE, Michèle. Implementation of inquiry-based learning in day-to-day teaching: a synthesis. Mathematics Education, v.45, pg.779–795, 2013.

MAJEED, Sumaira; YASMIN, Farhana; AHMAD, Rizwan. Inquiry-Based Instruction and Students’ Science Process Skills: An Experimental Study. Pakistan Journal of Social Sciences, v. 43, n. 1, p. 155-166, 2023.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisa em administração. FEA-USP. São Paulo, v. 1. n. 3. 2º sem, 1996.

VIEIRA, Gilberto Cavalheiro; ARAÚJO, Leonardo Augusto Luvison. Ensino de Biologia: uma perspectiva evolutiva/ Volume I: Interdisciplinaridade & Evolução. Porto Alegre: Instituto de Biociências da UFRGS, 324p, 2021.

YILDIZ-FEYZIOĞLU, Eylem; DEMIRCI, Niymet. The effects of inquiry-based learning on students’ learner autonomy and conceptions of learning. Journal of Turkish Science Education, v. 18, n. 3, p. 401-420, 2021.

YIN, Robert K. Case Study Research: Design and Methods. 5th ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2014.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Durigon, M., Dorneles , M. . P., & Canto-Dorow, T. S. do. (2024). ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS SOBRE EVOLUÇÃO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152439. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2439

Edição

Seção

Relato de Experiência