PENSAMENTO CRÍTICO E SUAS ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS A PARTIR DE PESQUISAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2437Palavras-chave:
práticas, reflexão, Ensino FundamentalResumo
As necessidades atuais da sociedade requerem a formação de cidadãos ativos e críticos, capazes de posicionar-se e tomar decisões. Para isso, é importante que o Ensino de Ciências (EC) promova estratégias que visem o Pensamento Crítico (PC) dos alunos. Assim, objetivamos identificar e analisar teses e dissertações presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que contemplaram estratégias de PC no EC dos Anos Iniciais (AI). Utilizamos os descritores: “Ensino de Ciências” e “Séries Iniciais”, sem data estabelecida, buscando por pesquisas que traziam em seu corpus o tema PC e estratégias de ensino promotoras do PC. Dessa busca selecionamos 16 pesquisas, sendo 4 teses e 12 dissertações, que foram analisadas pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e organizadas nas categorias: i) Concepções de PC e ii) Estratégias promotoras de PC. Ao longo da pesquisa foi possível identificar diferentes concepções da temática bem como compreender várias estratégias que promovem o PC. A constatação da necessidade de formação de professores com relação ao Pensamento Crítico, exige a preparação desses profissionais com estudos teóricos e práticos acerca do PC. Dentro desses estudos, os professores podem desenvolver materiais didático-pedagógicos que sejam elaborados intencionalmente para a promoção do PC.
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