PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marília Duarte Lopes Talina FIOCRUZ/IOC (Instituto Oswaldo Cruz) Colégio Pedro II/RJ
  • Rosane Moreira Silva Meirelles FIOCRUZ/IOC (Instituto Oswaldo Cruz) Fundação Oswaldo Aranha (UNIFOA/Volta Redonda-RJ)

Resumo

O artigo tem como foco a Educação Ambiental (EA) nos anos iniciais do ensino fundamental. Busca uma articulação entre teoria e práxis, apresentando os resultados de uma pesquisa que investiga a concepção docente sobre as práticas educativas recorrentes no ambiente escolar nos anos iniciais do ensino fundamental a respeito das questões ambientais. Os resultados da pesquisa mostram que os professores percebem uma evolução no pensamento e no discurso dos alunos, mas que nem sempre se traduz em atitudes e práticas ambientais sustentáveis. Essa reflexão busca contribuir para as discussões sobre a EA nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

Biografia do Autor

Marília Duarte Lopes Talina, FIOCRUZ/IOC (Instituto Oswaldo Cruz) Colégio Pedro II/RJ

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense/ UFF- RJ. Possui Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pelo Programa de Pós-Graduação da UNIGRANRIO/RJ. É Professora concursada do Colégio Pedro II, onde atua como professora de Ciêncas desde 2008 no primeiro segmento do ensino fundamental. Professora aposentada da rede privada de ensino.

Rosane Moreira Silva Meirelles, FIOCRUZ/IOC (Instituto Oswaldo Cruz) Fundação Oswaldo Aranha (UNIFOA/Volta Redonda-RJ)

Doutora e Mestre em Ciências (modalidade Biologia Celular) pelo Programa stricto sensu de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é Pesquisadora Colaboradora no Laboratório de Biologia Celular, Setor de Inovações Educacionais (IOC-Fiocruz), onde orienta alunos de mestrado, doutorado e lato sensu do Programa stricto sensu em Ensino de Biociências e Saúde (IOC-Fiocruz). É professora adjunta da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Departamento de Ensino de Ciências e Biologia. É professora universitária na Fundação Oswaldo Aranha (Volta Redonda-RJ) lecionando as disciplinas Biologia Celular e Histologia nos cursos de Medicina e Ciências Biológicas. Orienta alunos de Mestrado no Programa stricto sensu (modalidade Mestrado Profissional) em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA). Desenvolve projetos sobre Educação e Saúde em Dengue no Departamento de Ensino e Pesquisa do Instituto de Biologia do Exército (IBEx). Tem experiência na área de Microscopia Eletrônica, Biologia Celular, e Ensino em Biociências e Saúde. Dentro dos Programas stricto sensu a que está vinculada desenvolve projetos em Ensino de Ciências e Biologia (Mest Academico e Doutorado), Produção e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino de Ciências (Mest Profissional), com ênfase em temas de Biologia Celular, Saúde e Avalição.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-09-13

Edição

Seção

Artigos Científicos