ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NAS ATAS DO ENPEC SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1777

Palavras-chave:

Educação de surdos, Revisão Bibliográfica, ENPEC

Resumo

A educação de surdos no Brasil tem passado por diferentes momentos, nos quais foram empregadas as distintas formas de comunicação: língua de sinais, oralismo, comunicação total e bilinguismo. Dentre elas, destaca-se o bilinguismo com maior aceitação na educação de surdos, em que a Libras é utilizada como primeira língua e o Português, na modalidade escrita, como segunda língua. A comunicação é fundamental para realizar uma boa educação e, nesse sentido, diversas pesquisas na área de Ensino de Ciências com estudantes surdos são realizadas com finalidade de desenvolver práticas pedagógicas para aperfeiçoar processos de ensino e aprendizagem, contribuindo para inclusão de surdos na sociedade. Para estudo das atuais tendências das pesquisas sobre o Ensino de Ciências para estudantes surdos, este trabalho, de cunho bibliográfico, tem por objetivo analisar os artigos com esta temática publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 1997 a 2019. O presente trabalho visa contribuir para reflexão da Educação de surdos e para o estudo das tendências das pesquisas sobre Ensino de Ciências para estudantes surdos.  A partir dos dados coletados, observa-se um aumento no número de publicações no decorrer das edições do ENPEC; no entanto este tema de pesquisa ainda é pouco explorado.  Na análise dos 39 artigos selecionados, por meio das categorias de análise estabelecidas, destacamos que a maioria deles é de natureza empírica, abarca pesquisas do tipo pesquisa participante e estudo de caso, abrange em especial o Ensino de Química e o Ensino de Física e discute as contribuições do bilinguismo para o processo de ensino e aprendizagem. A análise evidenciou que Lacerda e Quadros são as duas autoras mais citadas como referenciais teóricos para discutir a educação de surdos nos trabalhos analisados do ENPEC.

PALAVRAS-CHAVE: ensino de ciências; estudantes surdos; revisão bibliográfica; ENPEC.

Biografia do Autor

Carolina Saraiva dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

É discente do curso de Licenciatura em Química do IFSP.  Foi bolsista do Programa PIBID e de projetos de iniciação científica do CNPq.

Pedro Miranda Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Licenciado e Bacharel em Química.   Mestrado e Doutorado em Química Inorgânica pela USP.   Professor do IFSP desde 2007.  Atua como professor da Licenciatura em Química desde 2008.   Orienta no programa de mestrado profissional em ensino de ciências e matemática desde 2014.   Atuou com coordenador de áre do PIBID de 2010 a 2018.  Foi coordenador do curso de Licenciatura em Química no período de 2009a 2012.  Foi coordenador do Mestrado em Ensino no biênio 2017-2018.

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Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Artigos de Revisão