CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O TEMA QUEIMADAS BASEADA EM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2450

Palavras-chave:

Formação crítica; Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente; Formação de professores.

Resumo

A proposta de sequência didática elaborada e validada neste estudo surge em decorrência do grande número de queimadas registradas no estado de Mato Grosso nos últimos anos. Tem por objetivos: a) construir e avaliar uma sequência didática sobre queimadas para os anos finais do Ensino Fundamental, baseada em fundamentos da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e Questões Sociocientíficas; e b) contribuir para a formação de professores de ciências e para a formação do pensamento crítico de estudantes sobre a prática de Queimadas. Metodologicamente, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como bibliográfica e pesquisa de campo. A sequência didática foi elaborada com base nas dimensões do conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal), sendo composta por um caso sobre Queimadas, questões norteadoras para os encontros propostos e objetivos a serem trabalhados com os estudantes. Os professores que analisaram e validaram a sequência didática sinalizaram positivamente em relação ao potencial de exequibilidade da sequência, apresentando sugestões e contribuições para melhorar ainda mais a proposta didática. Espera-se que este estudo possa contribuir em processo do ensino de ciências contextualizado, visto que de um tema que faz parte da realidade dos estudantes e professores de Mato Grosso.

Biografia do Autor

Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza, Universidade Federal de Rondonópolis

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017-2018). Vencedora do Prêmio CAPES de Tese - Edição 2017 - Área Ensino. Membra da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), Diretora da Regional 1 (SBEnBio/R1 - gestão 2023-2025). Membra da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).É professora da área de Biologia na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Rondonópolis (MT), vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - SECITEC/MT, desde 2005. Líder do Grupo de Estudos em Tecnologias Educacionais e Robótica (GETER/ ETERondonópolis). Pesquisadora colaboradora dos grupos de pesquisa: Grupo de Investigação no Ensino de Química (GIEQ/UFSC) e Formação Humana, Teorias Educacionais e Políticas Públicas - FORTEP (UFMT/CUR; UFR). Professora credenciada do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).Desenvolve pesquisas no campo dos estudos CTS/CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente). Coordena projeto de pesquisa sobre uso de drones como ferramenta educacional, sob financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), período 2022-2023.

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

Verdério, L. Álisson P., & Souza, L. C. A. B. (2024). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O TEMA QUEIMADAS BASEADA EM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152450. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2450

Edição

Seção

Artigos Científicos