CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O TEMA QUEIMADAS BASEADA EM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2450Palavras-chave:
Formação crítica; Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente; Formação de professores.Resumo
A proposta de sequência didática elaborada e validada neste estudo surge em decorrência do grande número de queimadas registradas no estado de Mato Grosso nos últimos anos. Tem por objetivos: a) construir e avaliar uma sequência didática sobre queimadas para os anos finais do Ensino Fundamental, baseada em fundamentos da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e Questões Sociocientíficas; e b) contribuir para a formação de professores de ciências e para a formação do pensamento crítico de estudantes sobre a prática de Queimadas. Metodologicamente, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como bibliográfica e pesquisa de campo. A sequência didática foi elaborada com base nas dimensões do conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal), sendo composta por um caso sobre Queimadas, questões norteadoras para os encontros propostos e objetivos a serem trabalhados com os estudantes. Os professores que analisaram e validaram a sequência didática sinalizaram positivamente em relação ao potencial de exequibilidade da sequência, apresentando sugestões e contribuições para melhorar ainda mais a proposta didática. Espera-se que este estudo possa contribuir em processo do ensino de ciências contextualizado, visto que de um tema que faz parte da realidade dos estudantes e professores de Mato Grosso.
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