SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE ANTIBIÓTICOS BASEADA EM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PISA

Autores

  • Sara Bonisson Instituto Federal de São Paulo
  • Luciana Bastos Ferreira
  • Nelson Menolli Junior

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1061

Palavras-chave:

atividades investigativas, ensino de ciências, ensino por investigação, PISA

Resumo

O ensino por investigação é uma abordagem que diversifica as estratégias utilizadas pelo professor de forma problematizadora e especulativa, possibilitando aos alunos a aplicação e a compreensão de conceitos científicos e um melhor entendimento sobre a natureza da ciência. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência de ensino investigativa (SEI) capaz de desenvolver nos alunos habilidades e competências relacionadas à alfabetização científica, tomando como base a matriz de competências e habilidades do PISA (Programme for International Student Assessment) para Ciências. A SEI apresenta uma abordagem acerca da descoberta, das aplicações e das consequências do uso de antibióticos, tema escolhido pelos próprios alunos por meio de uma pesquisa prévia como parte das aulas do curso Técnico em Qualidade Integrado ao Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus São Paulo. Partindo de uma questão-problema contextualizada sobre automedicação, a SEI compreende quatro atividades que envolvem experimentação, aula dialogada, leitura de texto de divulgação científica e conteúdo audiovisual. Os textos elaborados e selecionados apresentam uma linguagem objetiva, proporcionando uma leitura contextualizada. Há também a presença de elementos gráficos para estimular o engajamento visual e a curiosidade. Todas as atividades apresentam perguntas descritivas que alternam seu grau de complexidade de elaboração. A avaliação do desenvolvimento das competências e habilidades pode ser feita com base nas respostas dos alunos às questões que fazem parte da SEI, sendo que para cada questão e procedimento foi selecionada uma ou mais competências com algumas das suas respectivas habilidades de acordo com o PISA. Vale aqui ressaltar a importância da produção de materiais didáticos que se preocupem com o desenvolvimento de competências e habilidades, visando a alfabetização científica na educação básica.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Produto Educacional