ANÁLISE DO CONTEÚDO DE FUNGOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Aline da Costa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Nelson Menolli Junior

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.619

Palavras-chave:

Análise de livros, Ensino de biologia, Micologia, PNLD.

Resumo

O livro didático é uma das ferramentas pedagógicas mais difundidas no Brasil. Pesquisas têm mostrado que apesar dos livros didáticos serem periodicamente avaliados por equipes vinculadas ao Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), muitos deles apresentam problemas que podem comprometer o aprendizado dos alunos. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar como os conteúdos de fungos são abordados nos livros didáticos de biologia destinados ao ensino médio. A análise desses conteúdos teve como base cinco critérios: abordagem teórica, abordagem ecológica, abordagem social, abordagem visual e abordagem complementar. Os resultados obtidos indicam a necessidade de melhoria das obras didáticas, principalmente com relação aos critérios de abordagem teórica, ecológica e visual, já que a maioria das obras apresentou erros conceituais e/ou informações que necessitam ser reformuladas.

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Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Artigos Científicos