A CONTRIBUIÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFRJ- NILÓPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.893Palavras-chave:
Educação não-formal, Formação inicial de professores, Contribuição dos espaços não formais de educaçãoResumo
Ao longo das últimas décadas os espaços não formais de educação têm aumentado consideravelmente em todo país, especialmente na região sudeste. Estudos voltados para esta temática confirmam que a educação desenvolvida nesses espaços é de fundamental importância na aprendizagem de conteúdos de divulgação científica na formação do licenciando. Este trabalho apresenta resultados de um questionário, aplicado a licenciandos em química de terceiro ao oitavo períodos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus Nilópolis, sobre a contribuição dos espaços não formais de educação na sua formação. A análise das respostas dadas ao questionário constituído por oito questões, sendo seis abertas e duas fechadas foram separadas em quatro categorias. Os resultados apontam uma necessidade de aproximar os espaços formais de ensino, como essa instituição, dos espaços não formais de educação, como os museus e centros de ciência e tecnologia. Sob a visão dos licenciandos, os espaços de educação não formal podem contribuir de forma positiva tanto para sua formação profissional, quanto para sua prática docente no futuro.
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Copyright (c) 2019 Cleuber Fabiano Pereira Mendes, Denise Leal de Castro
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