O PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA E AS LICENCIATURAS NOS IFS: (DES)ARTICULAÇÃO FORMATIVA?

Autores

  • Rosenilde Nogueira Paniago
  • Teresa Jacinto Sarmento Universidade do Minho.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1078

Palavras-chave:

Formação de professores. Pibid. Prática de ensino nas Licenciaturas. IFs

Resumo

Esta discussão faz parte de um estudo que objetiva investigar os contributos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) para a aprendizagem da docência. Neste texto apresentar-se-á um recorte da pesquisa com vista a verificar se as ações do Pibid contribuem para o aprofundamento da relação teoria-prática na formação e quais as articulações do programa com as práticas formativas nas licenciaturas de Ciências Biológicas, Química e Matemática do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia, aqui denominado como IF Campo. Utilizou-se como fonte de dados a análise de narrativas de formandos e professores coordenadores de projetos do Pibid da IES. Os resultados sinalizam contribuições do programa para a aprendizagem docente dos formandos, pela possibilidade de concretização da relação teoria-prática e do desenvolvimento de posturas investigativas. Entretanto, ocorrem fragilidades, traduzidas pela ausência de relação das práticas que ocorrem no programa com as práticas efetivas de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura.

Biografia do Autor

Teresa Jacinto Sarmento, Universidade do Minho.

Iniciou a sua atividade profissional como Educadora de Infância, tendo posteriormente realizado a Licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais, prosseguindo estudos até à realização do Doutoramento em Estudos da Criança. Atualmente é Professora Auxiliar no Instituto de Educação – Universidade do Minho, diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo, integrando o Departamento de Ciências da Educação da Criança e o Centro de Investigação em Estudos da Criança, onde se tem dedicado à investigação sobre as problemáticas da infância, da formação de profissionais da educação e das parcerias educativas, cujos resultados se encontram difundidos em múltiplas publicações no país e no estrangeiro.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos Científicos

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