O PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA E AS LICENCIATURAS NOS IFS: (DES)ARTICULAÇÃO FORMATIVA?
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1078Palavras-chave:
Formação de professores. Pibid. Prática de ensino nas Licenciaturas. IFsResumo
Esta discussão faz parte de um estudo que objetiva investigar os contributos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) para a aprendizagem da docência. Neste texto apresentar-se-á um recorte da pesquisa com vista a verificar se as ações do Pibid contribuem para o aprofundamento da relação teoria-prática na formação e quais as articulações do programa com as práticas formativas nas licenciaturas de Ciências Biológicas, Química e Matemática do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia, aqui denominado como IF Campo. Utilizou-se como fonte de dados a análise de narrativas de formandos e professores coordenadores de projetos do Pibid da IES. Os resultados sinalizam contribuições do programa para a aprendizagem docente dos formandos, pela possibilidade de concretização da relação teoria-prática e do desenvolvimento de posturas investigativas. Entretanto, ocorrem fragilidades, traduzidas pela ausência de relação das práticas que ocorrem no programa com as práticas efetivas de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura.
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Copyright (c) 2019 Rosenilde Nogueira Paniago, Teresa Jacinto Sarmento
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