DA NECESSIDADE DE UMA RUPTURA KUHNIANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Edson José Wartha UFS
  • Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.983

Palavras-chave:

ensino de ciências, rupturas, reformas educacionais.

Resumo

Considerando as reformas estruturais propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza, o presente artigo tem como objetivo fornecer uma reflexão sobre o impacto e o significado desta proposta de reforma curricular para o ensino de ciências no contexto atual, visando identificar avanços e retrocessos impostos nesta ruptura e refletir criticamente acerca de como essa reforma vêm se constituindo. Para tanto, pretende-se identificar e refletir sobre a reforma usando como referencial teórico a concepção de rupturas nas ciências de Thomas Kuhn.

Biografia do Autor

Edson José Wartha, UFS

Possui graduação em Licenciatura em química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela USP (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe e orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (NPGECIMA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Linguajem e Cognição no Ensino de Ciências; b) Avaliação e testes de desempenho escolar; c) Análise de materiais (livros) didáticos; d) Espaços de divulgação e popularização cientifica; e) Construção e validação de unidades didáticas em contextos de aprendizagem. Atualmente está na Coordenação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.

Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Especialista Em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, Pesquisadora dos grupos GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica e GPEMEC - Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Sergipe, Professora da Rede Pública e Particular de Ensino do Estado de Sergipe

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos Científicos