DA NECESSIDADE DE UMA RUPTURA KUHNIANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Edson José Wartha UFS
  • Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.983

Palabras clave:

ensino de ciências, rupturas, reformas educacionais.

Resumen

Considerando as reformas estruturais propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza, o presente artigo tem como objetivo fornecer uma reflexão sobre o impacto e o significado desta proposta de reforma curricular para o ensino de ciências no contexto atual, visando identificar avanços e retrocessos impostos nesta ruptura e refletir criticamente acerca de como essa reforma vêm se constituindo. Para tanto, pretende-se identificar e refletir sobre a reforma usando como referencial teórico a concepção de rupturas nas ciências de Thomas Kuhn.

Biografía del autor/a

Edson José Wartha, UFS

Possui graduação em Licenciatura em química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela USP (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe e orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (NPGECIMA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Linguajem e Cognição no Ensino de Ciências; b) Avaliação e testes de desempenho escolar; c) Análise de materiais (livros) didáticos; d) Espaços de divulgação e popularização cientifica; e) Construção e validação de unidades didáticas em contextos de aprendizagem. Atualmente está na Coordenação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.

Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Especialista Em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, Pesquisadora dos grupos GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica e GPEMEC - Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Sergipe, Professora da Rede Pública e Particular de Ensino do Estado de Sergipe

Publicado

2019-08-15

Cómo citar

Wartha, E. J., & Bertoldo, T. A. T. (2019). DA NECESSIDADE DE UMA RUPTURA KUHNIANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 10(2), 73–83. https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.983

Número

Sección

Artigos Científicos