UM EPISÓDIO DE AULA NA TRILHA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: IDENTIFICANDO PRÁTICAS EPISTÊMICAS E A QUALIDADE ARGUMENTATIVA NA METODOLOGIA JÚRI SIMULADO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2426Palavras-chave:
Interações discursivas, argumentação, ensino de ciências, conhecimento científico, químicaResumo
O objetivo deste estudo foi identificar e avaliar quais práticas epistêmicas emergem nas interações discursivas e relacionar com o perfil argumentativo em um episódio de aula de uma trilha de ciências da natureza, por meio de falas produzidas por estudantes da 2° série do Ensino Médio. A presente pesquisa se caracteriza com um viés de natureza qualitativa, que ocorre a partir da análise do discurso, as técnicas e instrumentos de constituição dos dados se compôs a partir das falas de alunos e do professor, gravadas, em um episódio na sala de aula. A técnica de análises de dados foi uma análise de conteúdo das falas, que visam categorizá-las de acordo com o referencial, a fim de investigar a ocorrência de práticas epistêmicas, fizemos uso das ferramentas analíticas propostas por Licona e Kelly (2020) e Mendonça e Vargas (2022) e o perfil argumentativo dos estudantes de Erduran; Simon; Osborne (2004). Nos resultados, verificamos que as práticas epistêmicas que prevalecem são aquelas relacionadas a elaborar uma pergunta, construir argumentos com base nas suas vivências e problematizar. Já em relação à qualidade dos argumentos, verificamos que os estudantes geralmente constroem argumentos em níveis baixo. Concluímos a necessidade em se pensar estratégias e provocar a intencionalidade docente, que ao construí-las levem os estudantes a realizar as mais variadas práticas epistémicas, ao se discutir ciências, assim como aumentar o seu nível argumentativo.
Referências
ARAÚJO, Letícia de Cássia Rodrigues; MENDONÇA, Paula Cristina Cardoso. Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. ACTIO: Docência em Ciências, v. 7, n. 1, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474. Acesso em: 10 ago. 2022
CLARK, Douglas. B.; SAMPSON, V., WEINBERGER, A., & ERKENS, G. Quadros analíticos para avaliar a argumentação dialógica em ambientes de aprendizagem online. Revisão de Psicologia Educacional, v. 19, p. 343-374, 2007.
DAWSON, V. M.; VENVILLE, G. Teaching strategies for developing students’ argumentation skills about socioscientific issues in high school genetics. Research in Science Education, v. 40, n.2, p. 133-148, 2010.
ERDURAN, Sibel.; SIMON, Shirley.; OSBORNE, Jonathan. TAPping into argumentation: developments in the application of Toulmin’s argument pattern for studying science discourse. Science Education, v. 88, n. 6, p. 915-933, 2004.
GARCIA-MILA, Merce; ANDERSEN, Christopher. Cognitive foundations of learning argumentation. In: Argumentation in science education: Perspectives from classroom-based research. Dordrecht: Springer Netherlands, 2007. p. 29-45.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, Maria. P.; BROCOS, P. Desafios metodológicos na pesquisa da argumentação em ensino de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. especial, p. 139-159, 2015.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; ERDURAN, Sibel. Argumentation in science education: an overview. In: ERDURAN, S.; JIMENEZ-ALEIXANDRE, M. P. (Ed.). Argumentation in science education. 1ª. Ed. Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2007. p. 3–27.
KELLY, Gregory J. Discourse practices in science learning and teaching. Handbook of research on science education, v. 2, p. 321-336, 2014.
KELLY, Gregory. J. Inquiry, activity and epistemic practice. In R. A. G. DUSCHL, R. E. (Ed.), Teaching Scientific Inquiry: recommendations for research and implementation (pp. 99-117). Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers. 2008.
KELLY, Gregory. J.; LICONA, Peter. Epistemic Practices and Science Education. In M. R. O. MATTHEWS (Ed.), History, Philosophy and Science Teaching. (pp. 139-165). New York, United States of America: Springer. 2018.
KUHN, Diana. Teaching and learning science as an argument. Science Education, v. 94, n. 5, p.810-824, 2010.
KUHN, Diana. The skills of argument. Cambridge, UK: Cambridge University Press. 1991.
LICONA, Peter R.; KELLY, Gregory J. Translinguagem em uma sala de aula de ciências do ensino médio: Construindo argumentos científicos em inglês e espanhol. Estudos Culturais da Educação em Ciências, v. 15, p. 485-510, 2020.
MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci. Metodologia da Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências. Gráfica e Editora Massoni, 1. ed. Maringá, PR, 2021.
MENDONÇA, Paula Cristina Cardoso; VARGAS, Isabela Breder. Práticas epistêmicas e abordagem QSC com o foco no ensino explícito de ética e moral. Investigações em Ensino de Ciências, v. 27, n. 2, p. 294-311, 2022. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p294. Acesso em: 3 dez. 2022.
MOHAN, Ashwin; KELLY, Gregory J. Nature of Science and Nature of Scientists Implications for University Education in the Natural Sciences. Science & Education (2020) 29:1097–1116. https://doi.org/10.1007/s11191-020-00158-y
MORTIMER, Eduardo. F., MASSICAME, T.; TIBERGHIEN, A., BUTY, C. Uma metodologia para caracterizar os gêneros de discurso como tipos de estratégias enunciativas nas aulas de ciências. IN NARDI, R. (org.) A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo, Escrituras. 2007, p-53-94.
MOTTA, Ana Elisa Montebelli; MEDEIROS, Michele Dayane Facioli; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. Práticas e movimentos epistêmicos na análise dos resultados de uma atividade prática experimental investigativa. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 337-359, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6812486. Acesso em: 11 ago. 2022.
OSBORNE, J.; ERDURAN, S.; SIMON, S.; MONK, M.Enhancing the quality of argumentation in school science. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 10, p. 994-1020, 2004.
REX, L. A.; THOMAS, E. E.; ENGEL, S. Applying Toulmin: teaching logical reasoning and argumentative writing. English Journal, v. 99, n. 6, p. 56–62, 2010.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. especial, p. 49-67, 2015
SASSERON, Lúcia Helena. Práticas constituintes de investigação planejada por estudantes em aula de ciências: análise de uma situação. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 23, 2021.
SILVA, Adjane da Costa Tourinho. Estratégias enunciativas em salas de aula de química: contrastando professores de estilos diferentes. 2008. 477 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/684 acesso 03 nov. 2023.
SILVA, Adjane da Costa Tourinho. Interações discursivas e práticas epistêmicas em salas de aula de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. spe, p. 69-96, 2015. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s05
SILVA, Maíra Batistoni e, GEROLIN, Eloísa Cristina TRIVELATO, Sílvia L. Frateschi. A Importância da Autonomia dos Estudantes para a Ocorrência de Práticas Epistêmicas no Ensino por Investigação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(3), 905–933. 2018. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183905
SILVA, Rosianne Pereira; BERTOLDO, Tássia Alexandre Teixeira; WARTHA, Edson José. Padrões discursivos em rodas de conversa como estratégia de ensino. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 17, n. 39, p. 108-128, 2021. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.10693
SIMON, S., ERDURAN, S., & OSBORNE, J. Learning to Teach Argumentation: Research and development in the science classroom. International Journal of Science Education, 28, p. 235-260. 2006.
TOULMIN, Sthepen. Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
VAN EEMEREN, F. H.; GROOTENDORST, R. A systematic theory of argumentation: the pragmadialectical approach. New York: Cambridge UniversityPress, 2004.
WALTON, Douglas. N. Informal logic: a handbook for critical argumentation. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mayara Taveres de Almeida, Daniela Santos de Jesus, Edson José Wartha
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).