PRÁTICAS EPISTÊMICAS E A ABORDAGEM STEM/STEAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2577

Palavras-chave:

Ensino Aprendizagem, Movimentos Epistêmicos, Estratégias Didáticas

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar, no período de 2018 a 2022, como as práticas epistêmicas estão dissolvidas no ensino de ciências, além de fazer uma busca que relacione práticas epistêmicas à abordagem STEM/STEAM, através de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Foram utilizadas como fonte de pesquisa as bases Google Acadêmico, Eric e Springer Link. Ao todo, foram levantados 593 artigos referentes à temática investigada, dos quais foram selecionados 35 artigos. No Brasil, os resultados apontam que as pesquisas no campo das Práticas Epistêmicas e STEAM/STEM estão dissociadas, porém, no exterior, é possível enxergar essa conexão, o que justifica a necessidade de futuros trabalhos nessa linha, em especial no Brasil, onde não foram encontrados. Além disso, foram identificados os principais autores que trabalham nessa perspectiva, o público-alvo das pesquisas, as estratégias didáticas, as revistas e as principais temáticas. Pode-se destacar que um entrelaçamento do tema com atividades investigativas e sequências de ensino e aprendizagem e argumentação estão presentes na maioria dos trabalhos, ocorrendo principalmente no Ensino Fundamental. Houve também a identificação das principais práticas epistêmicas mencionadas nos artigos. Reforça-se que há bastante espaço para o estudo do tema tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, além da necessidade de se entender a construção epistemológica do STEAM/STEM para se aplicar às práticas epistêmicas de cada disciplina e que estas não sejam perdidas no processo de interdisciplinaridade.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Jesus, D. S. de, & Wartha, E. J. (2024). PRÁTICAS EPISTÊMICAS E A ABORDAGEM STEM/STEAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152577. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2577

Edição

Seção

Artigos de Revisão