AS REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CIRCULAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1027Palavras-chave:
divulgação científica, ensino de ciências, análise de discursoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a relação entre a linguagem da ciência, popularizada por revistas de divulgação científica, o discurso e a escola. Quanto à metodologia empregada para analisar os textos que as revistas publicam e de como tais revistas são empregadas no âmbito escolar, deve-se verificar quais textos os alunos buscam com maior regularidade. A divulgação científica pode ser tratada como um conjunto que une a produção do conhecimento e em como este é formulado e como circula. Há possíveis análises que não deixam de ser consideradas - o produtor desta informação versus o consumidor destas leituras, neste caso o autor do texto, o professor e o aluno na escola. Nas escolas também há território e cultura, onde certos atores conseguem potencializar o aprendizado. No entendimento que os discursos podem produzir novos sentidos sobre o social chamo a atenção para a historicidade em que se constituem os discursos científicos, afinal, a história do ocidente é atravessada pela perspectiva de encontrar leis e valores universais de causalidade última.Downloads
Publicado
2019-08-15
Como Citar
Busko, P. S. (2019). AS REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CIRCULAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 10(2), 84–94. https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1027
Edição
Seção
Artigo Científico
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Copyright (c) 2019 Paula Simone Busko

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