AS REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CIRCULAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i2.1027

Palavras-chave:

divulgação científica, ensino de ciências, análise de discurso

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a relação entre a linguagem da ciência, popularizada por revistas de divulgação científica, o discurso e a escola. Quanto à metodologia empregada para analisar os textos que as revistas publicam e de como tais revistas são empregadas no âmbito escolar, deve-se verificar quais textos os alunos buscam com maior regularidade. A divulgação científica pode ser tratada como um conjunto que une a produção do conhecimento e em como este é formulado e como circula. Há possíveis análises que não deixam de ser consideradas - o produtor desta informação versus o consumidor destas leituras, neste caso o autor do texto, o professor e o aluno na escola. Nas escolas também há território e cultura, onde certos atores conseguem potencializar o aprendizado. No entendimento que os discursos podem produzir novos sentidos sobre o social chamo a atenção para a historicidade em que se constituem os discursos científicos, afinal, a história do ocidente é atravessada pela perspectiva de encontrar leis e valores universais de causalidade última.

Biografia do Autor

Paula Simone Busko, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação e Formação pela Universidade Católica de Santos, Bacharel em Comunicação Social, Faculdades Metropolitanas Unidas. Professora Ensino Superior nas áreas de Comunicação, Linguagens, Ensino de Ciência e Tecnologia. Grupos de pesquisa DICITE e Literaciências (PPGECT/UFSC)

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos Científicos