DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DAS REVISTAS CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS E RECREIO

Autores

  • Sheila Alves Almeida Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1032

Palavras-chave:

divulgação científica, crianças, leitura.

Resumo

Este trabalho apresenta um breve estudo documental realizado em duas revistas infantis que publicam textos de divulgação científica. Embora a divulgação científica, em termos mais gerais, signifique a mesma coisa, cada esfera possui aspectos específicos do discurso em questão. Nessa perspectiva, refletir sobre as especificidades desse discurso considerando-se as características do discurso das revistas infantis é ampliar esse debate e adentrar formalmente as portas de um universo que também aflora com muitos embates. É no bojo dessas disputas que a divulgação científica para crianças se constitui como um campo de estudos que reafirma os usos sociais que a escrita propicia. Para tanto, foram analisados 79 artigos publicados entre os anos de 2009 a 2015. Assim, a perspectiva da presente investigação é compreender o discurso que é destinado à infância e refletir sobre a experiência de leitura com esses suportes. As duas revistas analisadas produzem textos de divulgação científica oriundos de diferentes esferas. Ressalta-se a importância das duas revistas para a experiência de leitura de textos relativos à ciência para as crianças.

Biografia do Autor

Sheila Alves Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto

Sheila Alves de Almeida é professora Adjunta do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, ministrando as disciplinas de metodologias e práticas do ensino de ciências e Biologia. Orienta pesquisas no Programa de Pós Graduação do Mestrado em Educação no ICHS. Mestre em Educação na linha de Educação e Ciências pela UFMG (2005) e doutora na linha Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Atuou como Professora do Ensino Fundamental por 15 anos em escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. É membro do Conselho acadêmico e administrativo do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Desde 2011 coordena as atividades do PIBID Biologia na UFOP. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e divulgação científica nas séries iniciais, leitura e escrita nas aulas de ciências, formação de professores e interações discursivas nas aulas de ciências.

Referências

BAREDES, C. Um livro de ciência para crianças é um livrinho de ciência? MASSARANI, L. (Org.) Ciência & Criança: A divulgação científica para o público infantoi-juvenil. Museu da Vida/Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, p. 61-64, 2008.

CHARTIER, A. M; et al. Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

DERTONIO, H. A poética da mídia impressa para o público infantil – um estudo de caso da revista Recreio. Dissertação de mestrado, Faculdade Cásper Líbero. Junho, 2006.

GIERING, M. E. A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos. Revista do GEL (Araraquara), v. 5, p. 109-128, 2008.

GOUVEA, G. A Divulgação Científica para Crianças: o caso da Ciência Hoje das Crianças. Tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.

____________. A revista Ciência Hoje das Crianças e práticas de leituras do público infantil. In: MASSARANI, L. (org). O pequeno Cientista Amador: a divulgação científica e o público amador. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2005.

GRILLO, S. V. C. A divulgação científica na esfera midiática. Revista Intercâmbio, v. 15: 1-10. São Paulo: LAEL/PUC – SP, 2006.

MASSARANI, L. (Org.) O pequeno cientista amador - a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2005.

MASSARANI, L. La divulgación científica para niños In: Reflexiones sobre a divulgación científica para niños < http://www.prbb.org/quark/17/017040.htm>. (Acesso em 16/02/2018). 2007

ROQUETTE-PINTO, E. A história natural dos pequeninos. In: MASSARANI, L. (org) O pequeno cientista amador - a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, P. 59-63. 2005

ROJO. R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – A apropriação dos gêneros de discurso na Escola. Linguagens em (Dis)curso – v. 8, n. 3,p. 581-612,set/dez. 2008.

TOROK. S. Falar de ciência para crianças: algumas dicas. IN: MASSARANI, L. (Org.). Ciência & Criança: A divulgação científica para o público infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida, p. 49-54, 2008.

ZAMBONI, L. M. S. Heterogeneidade e subjetividade no discurso da divulgação científica. Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

Downloads

Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

Artigos Científicos