DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DAS REVISTAS CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS E RECREIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1032Palabras clave:
divulgação científica, crianças, leitura.Resumen
Este trabalho apresenta um breve estudo documental realizado em duas revistas infantis que publicam textos de divulgação científica. Embora a divulgação científica, em termos mais gerais, signifique a mesma coisa, cada esfera possui aspectos específicos do discurso em questão. Nessa perspectiva, refletir sobre as especificidades desse discurso considerando-se as características do discurso das revistas infantis é ampliar esse debate e adentrar formalmente as portas de um universo que também aflora com muitos embates. É no bojo dessas disputas que a divulgação científica para crianças se constitui como um campo de estudos que reafirma os usos sociais que a escrita propicia. Para tanto, foram analisados 79 artigos publicados entre os anos de 2009 a 2015. Assim, a perspectiva da presente investigação é compreender o discurso que é destinado à infância e refletir sobre a experiência de leitura com esses suportes. As duas revistas analisadas produzem textos de divulgação científica oriundos de diferentes esferas. Ressalta-se a importância das duas revistas para a experiência de leitura de textos relativos à ciência para as crianças.
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