CIÊNCIA E ARTE COMO COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Denise Figueira de Oliveira Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis.
  • Lucia Rodriguez De La Rocque 2. Fundação Oswaldo Cruz/ Instituto Oswaldo Cruz/ Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, Rio de Janeiro, Brasil
  • Rosane Moreira Silva de Meirelles 3. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
  • Antonio Francisco Carrelhas Cachapuz Universidade de Aveiro, Departamento de Didática e Tecnologia Educativa, Aveiro, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/201.v9i1.738

Palavras-chave:

Ciência e Arte, professores de ciências, ensino de ciências

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa voltada para a formação de professores por meio do diálogo entre as ciências e as artes no ensino de ciências. A experiência exitosa de um encontro programado com esses profissionais verificou o alcance desse debate por meio da observação de um espaço de escuta coletiva, intitulado: “Prosa com Educadores”. Os resultados apontam para as potencialidades não só de procedimentos metodológicos similares como para a integração de saberes enriquecendo o ensino e a aprendizagem de ciências. Os professores participantes da pesquisa foram propositivos, co-pesquisadores, dispostos a investir na auto-formação.

Biografia do Autor

Denise Figueira de Oliveira, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis.

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ-RJ. Possui Mestrado em Ciências(2006) pelo mesmo programa. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ((IFCS ? UFRJ-1994). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Ensino em Biociências e Saúde, como orientadora. Atuou como colaboradora da Pós-Graduação em Oncologia no Instituto Nacional do Câncer nos Projetos Extra-Muros. Tem experiência na área de Ensino em Biociências e saúde, com interesse nos seguintes temas: ciência, arte, educação em ciências, transdisciplinaridade, gênero, iniciação científica, prática docente e cooperação internacional em saúde.

Lucia Rodriguez De La Rocque, 2. Fundação Oswaldo Cruz/ Instituto Oswaldo Cruz/ Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, Rio de Janeiro, Brasil

Bacharel em Ciências Biológicas (1977) e em Letras (inglês-Literaturas, 1994) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Biologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1988) e em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), é Doutora em Ciências pelo Instituto de Biofísica desta última instituição (1995). Realizou pós- doutorado na área de Antropologia, Gênero e Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é Pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, na Fundação Oswaldo Cruz, e Professora Adjunta de Literatura Inglesa na UERJ. Faz parte do corpo docente e atualmente da coordenação do curso de pós-graduação (stricto sensu) em Ensino de BIociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz na Fiocruz, e também atua como docente na pós-graduação em Letras da UERJ. Atua principalmente nos seguintes temas: Gênero, Ciência e Saúde na Literatura, e Literatura e outras Mídias na Educação em Ciência. 

Rosane Moreira Silva de Meirelles, 3. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ). Orientadora nos Programas em Ensino em Biociências e Saúde (especialização, mestrado acadêmico e doutorado) - IOC-Fiocruz, desde 2004) em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB-IOC) e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROF-BIO - pólo UERJ, desde 2017). Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia; Educação Ambiental; Educação e Saude; Biologia Celular; Ciência e Arte (Mest Academico e Doutorado) e Produção e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino (Mest Profissional).

 

Antonio Francisco Carrelhas Cachapuz, Universidade de Aveiro, Departamento de Didática e Tecnologia Educativa, Aveiro, Portugal.

 Antonio Francisco Carrelhas Cachapuz

 Formação Académica:

- Professor Catedrático/Educação (1995) da Universidade de Aveiro, Portugal (aposentado desde 2008)

- Licenciatura e Mestrado/Química, França (1974)

- PhD, Reino Unido (1984)

 Desempenho académico/profissional

Publicações em jornais/revistas científicas (102; 45 internacionais) e 25 livros/capítulos de livros. Orientação de pós doc, doutoramentos e mestrados. Participação em júris de doutoramento em Portugal, Reino Unido, Brasil e Espanha.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)