A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA PADEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2268

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, sujeitos da EJA, pandemia de COVID-19.

Resumo

O presente artigo se propõe a refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da pandemia de COVID-19, delimitando os entraves e a invisibilidade de políticas específicas para essa modalidade de ensino nesse período. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de análise bibliográfica, na qual é realizada uma breve contextualização histórica da Educação de Jovens e Adultos, seus avanços e retrocessos, bem como programas desenvolvidos ao longo de sua história, conquistas obtidas e as mudanças na legislação até o tempo presente; com foco no público dessa modalidade e suas especificidades são destacados os sujeitos da EJA e sua diversidade. Na sequência, são apresentadas questões relevantes sobre a implementação da EJA no contexto da pandemia de COVID-19, os desafios vivenciados por professores e alunos no período de isolamento social e de ensino remoto com o fechamento das escolas.  Para finalizar, são apresentadas algumas demandas da atualidade para a modalidade com a retomada ao ensino presencial.

Biografia do Autor

Cristiano de Jesus de Oliveira Barauna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professor, doutorando em Ensino de Ciências pelo IFRJ, com licenciatura e mestrado profissional em Matemática (PROFMAT) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ. Atualmente professor docente I nas redes Estadual (SEEDUC), lecionando Matemática e Física para turmas do ensino médio, e Municipal (SME), lecionando Matemática no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Elizabeth Augustinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possuo 34 anos de atuação profissional, com experiência na Educação Básica e Superior. Sou graduada em Pedagogia (UFRJ), especialista em em Psicopedaogia Clínica (UERJ) e em Docência do Ensino Superior (UVA), possuo Mestrado em Ensino de Ciências (IFRJ) e estou cursando o Doutorado em Ensino de Ciências (IFRJ). Sou pedagoga e professora do Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação de Jovens e Adultos, ambos no IFRJ; também, atuo como professora especialista da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, na função de Supervisora Educacional. Tenho experiência na área de Educação e em cargos de gestão. Fui Coordenadora Técnico Pedagógica, Gerente de Apoio ao Ensino, Pró-reitora Adjunta de Ensino de Graduação e Pró-reitora de Ensino de Graduação, no IFRJ. Atualmente, meu foco está na Educação Superior, atuando, principalmente, nos seguintes temas: formação de professores, educação de jovens e adultos, ensino de ciências e educação profissional.

Eline Deccache Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia vinculada ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC). Líder do Grupo de Pesquisa Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade- C(A)TS (grupodepesquisacats.com)

Valéria da Silva Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora (2005) e Mestre (2001) em Ciências - Educação Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação, também pela UFRJ, em Ciências Biológicas, com Bacharelado (Zoologia) e Licenciatura (1999). Pós-Doutorado (2007), realizado no Centro de Ciências – Espaço Ciência Viva (RJ), ONG parceira da UFRJ. Capacitação em Metodologias Ativas no Ensino, pela Universidade de Burgos, Espanha (2019). Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – área de concentração Ensino de Ciências, da Saúde e do Meio Ambiente.  Atuo no IFRJ desde 2014, nos cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu, incluindo Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, além disso leciono Biologia no Curso Médio Técnico em Controle Ambiental. Com experiência na área de Ensino de Ciências, minha pesquisa é voltada principalmente para Teorias Cognitivistas, Formação Docente, Metodologias Ativas no Ensino, bem como, Produção de Material Didático.

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Publicado

2022-10-05