REFLEXÕES SOBRE APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Andrea Oliveira de Fraga Goulart UFRJ
  • Eline Deccache Maia IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.634

Palavras-chave:

pesquisa na sala de aula, letramento científico e ensino de ciências

Resumo

O ensino de ciências passa por mudanças e introduzir metodologias diferenciadas de ensino no cotidiano escolar tem se mostrado um desafio a ser enfrentado pelos professores com o objetivo de contribuir para a melhoria da aprendizagem e de gerar maior estímulo nos estudantes. O presente artigo aborda o resultado da aplicação de duas estratégias didáticas que utilizaram a metodologia da educação pela pesquisa na sala de aula associada à busca do letramento científico, com o intuito de tornar as aulas de ciências mais atraentes. Nestas experiências os alunos construíram questionários de pesquisa, elaboraram perguntas, entrevistaram pessoas, discutiram os resultados e produziram gráficos. Tais experiências foram realizadas em duas turmas, de 8º e 9º anos do ensino fundamental que foram escolhidas por apresentarem desinteresse e apatia nas aulas de ciências. A partir desta vivência foi possível observar como os alunos responderam positivamente ao uso de uma metodologia diferenciada das tradicionalmente usadas em sala de aula.

Biografia do Autor

Andrea Oliveira de Fraga Goulart, UFRJ

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde, pelo NUTES/UFRJ. Mestre em Ensino de Ciências pelo IFRJ. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Severino Sombra (2000). Atualmente é professora da ESCOLA DO CEPE e Docente I - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro . Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: formação científica da sociedade, letramento científico, teoria das representações sociais e análise do discurso.

Eline Deccache Maia, IFRJ

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu o Pós-doutorado pela FIOCRUZ-Ba, atuando como pesquisadora no projeto de popularização de ciência: Ciência na Estrada: educação e cidadania, exercendo o papel de vice-coordenadora do mesmo. Acumulou experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, principalmente nos seguintes temas: juventude, educação, esporte, saúde, políticas públicas e popularização de ciências e Ensino de Ciências. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro vinculada ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) e é líder do Grupo de Pesquisa Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade - C(A)TS. Atualmente coordena o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do IFRJ.

Downloads

Publicado

2018-01-23

Edição

Seção

Relato de Experiência