REFLEXÕES SOBRE APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Andrea Oliveira de Fraga Goulart UFRJ
  • Eline Deccache Maia IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.634

Palabras clave:

pesquisa na sala de aula, letramento científico e ensino de ciências

Resumen

O ensino de ciências passa por mudanças e introduzir metodologias diferenciadas de ensino no cotidiano escolar tem se mostrado um desafio a ser enfrentado pelos professores com o objetivo de contribuir para a melhoria da aprendizagem e de gerar maior estímulo nos estudantes. O presente artigo aborda o resultado da aplicação de duas estratégias didáticas que utilizaram a metodologia da educação pela pesquisa na sala de aula associada à busca do letramento científico, com o intuito de tornar as aulas de ciências mais atraentes. Nestas experiências os alunos construíram questionários de pesquisa, elaboraram perguntas, entrevistaram pessoas, discutiram os resultados e produziram gráficos. Tais experiências foram realizadas em duas turmas, de 8º e 9º anos do ensino fundamental que foram escolhidas por apresentarem desinteresse e apatia nas aulas de ciências. A partir desta vivência foi possível observar como os alunos responderam positivamente ao uso de uma metodologia diferenciada das tradicionalmente usadas em sala de aula.

Biografía del autor/a

Andrea Oliveira de Fraga Goulart, UFRJ

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde, pelo NUTES/UFRJ. Mestre em Ensino de Ciências pelo IFRJ. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Severino Sombra (2000). Atualmente é professora da ESCOLA DO CEPE e Docente I - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro . Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: formação científica da sociedade, letramento científico, teoria das representações sociais e análise do discurso.

Eline Deccache Maia, IFRJ

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu o Pós-doutorado pela FIOCRUZ-Ba, atuando como pesquisadora no projeto de popularização de ciência: Ciência na Estrada: educação e cidadania, exercendo o papel de vice-coordenadora do mesmo. Acumulou experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, principalmente nos seguintes temas: juventude, educação, esporte, saúde, políticas públicas e popularização de ciências e Ensino de Ciências. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro vinculada ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) e é líder do Grupo de Pesquisa Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade - C(A)TS. Atualmente coordena o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do IFRJ.

Publicado

2018-01-23

Cómo citar

Goulart, A. O. de F., & Maia, E. D. (2018). REFLEXÕES SOBRE APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(2), 121–138. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.634

Número

Sección

Relato de Experiência

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.