IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE LINHARES-ES

Autores

  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas Faculdade de Ensino Superior de Linhares-Faceli https://orcid.org/0000-0002-1547-1505
  • Junia Bragança Ramos Faculdade de Ensino Superior de Linhares-Faceli
  • Suelen Sara dos Santos de Oliveira Faculdade de Ensino Superior de Linhares-Faceli

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2202

Palavras-chave:

Letramento científico, Pandemia da covid-19, Ensino de Ciências.

Resumo

A chegada da pandemia de Covid-19 prejudicou a vida, o sistema único de saúde e o sistema educacional brasileiro. Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), alunos de todo país ficaram sem acesso presencial às salas de aula para evitar a proliferação do vírus que ainda era desconhecido. Como é direito do aluno ter acesso à Educação, novas metodologias de ensino foram adotadas como forma de suprir essa necessidade. Professores precisaram inovar nas estratégias para garantir o ensino proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e proporcionar aos alunos o desenvolvimento de determinadas habilidades e competências, bem como a alfabetização e letramento científico. Nesta pesquisa exploratória, apresentamos os resultados de um estudo realizado em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Linhares-ES, acerca de como a pandemia afetou a alfabetização e letramento científico desses estudantes. Objetiva-se apresentar os resultados de possíveis impactos que tal evento desencadeou sobre os 22 alunos da turma investigada. Dentre os resultados, desataca-se que a presença da criança na sala de aula é fundamental para a construção da alfabetização científica, pois conforme os dados obtidos, a falta de convívio social e a troca de experiências sobre os acontecimentos do cotidiano afetou a aquisição da alfabetização científica de alguns educandos no grupo investigado.

Biografia do Autor

Joana Lúcia Alexandre de Freitas, Faculdade de Ensino Superior de Linhares-Faceli

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá (2006), graduação em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2012) e mestrado em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é professora efetiva de Ciências da Prefeitura Municipal de Linhares  e  regente de classe efetiva no curso de pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares- Faceli. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Genética e prática de ensino de ciências, atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências Naturais, Empoderamento negro; Racismo e Antirracismo;  Pedagogia, Histologia, Sexualidade e Orientação Sexual para alunos de séries iniciais; Educação Ambiental, Ensino de Artes. Doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria no curso Ensino de Ciências: Química da Vida.

Junia Bragança Ramos, Faculdade de Ensino Superior de Linhares-Faceli

Graduada em Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares-Faceli

Suelen Sara dos Santos de Oliveira, Faculdade de Ensino Superior de Linhares-Faceli

Graduada em Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares-Faceli

 

Referências

ARAÚJO, Marizeth dos Santos. O aposto, um mecanismo linguístico-discursivo em textos publicitários. 2005. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2005.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valetin. Marxismo e filosofia da linguagem Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira com a colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. Prefácio Roman Jakobson. Apresentação Marina Yaguello. São Paulo: Hucitec, 1979.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37ª. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.574 p.

BOUFLEUR, Clóvis. Higiene e saúde da criança. Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Programa de Rádio 1308, 24 out. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer nº 5/2020, que dispõe sobre a reorganização do calendário escolar e sobre a possibilidade de cômputo de atividades pedagógicas não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia. Conselho Nacional de Educação. Brasília: Maio, 2020a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 04 jul. 2021.

BRASIL. Lei n.º 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo n.º 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei n.º 11947, de 16 de junho de 2009. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2020b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm. Acesso em: 27 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

CABREIRA, M. do C.; COSTA-HÜBES, T. da C. (2016); Ensino e aprendizagem da leitura: um diagnóstico entre alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(4), 359-369.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação. Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr, nº 22, São Paulo, 2003.

CONCEIÇÃO, Catarina Vargues. A teoria da aprendizagem social. knoow.net. 21 de maio de 2015.

CRESWELL, Jhon W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.

DAVEL, Marcos Alede N. Alfabetização científica ou letramento científico? Entre elos e duelos na educação científica com enfoque CTS. Anais... Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 11. 2017, Florianópolis. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. p. 1-9.

FIORIN, José L. (org.) Introdução à Linguística. II. Princípios de análise". São Paulo: Contexto, 2007.

FOUREZ, Gérard. Science teaching and the STL movement: a socio-historical view. In: JENKINS, Edgar (Ed.). Innovations in science and technology education, v. VI. Paris: UNESCO Publishing, 1997. p. 43-57.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez. 1989.

FREITAS, Joana Lúcia Alexandre de. A Pandemia da COVID-19 e o Ensino Remoto em Linhares-ES. REVISTA KIRI-KERÊ - PESQUISA EM ENSINO, v. 1, p. 217-243, 2020.

FURMAN, Melina. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2012/ciencias_artigos/10pedras_fundacionais.pdf. Acesso em: 09 set. 2023.

KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 22. ed. São Paulo: Contexto, 2014 [1989].

KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

OLIVEIRA, Derli Machado. Gêneros multimodais e multiletramentos: novas práticas de leitura na Sala de aula. In Anais... do 5º Fórum: Identidades e Alteridades e II Congresso Nacional Educação e Diversidade da Universidade de Sergipe (p. 1-8). Itabaiana, SE, 2013.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Declaração do diretor geral da OMS sobre o Comitê de emergência do RSI sobre o novo coronavírus, 2019-nCoV, 30 de jan. 2020.

PEREIRA, Odete Aléssio. Metodologia do ensino de língua portuguesa e literatura. Odete Aléssio Pereira. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. 216 p.

PESTANA, Fernando. A gramática para concursos públicos. Fernando. Pestana. – 3. ed. – Rio de Janeiro :Método, 2017. 1611 p. – (Provas e concursos).

SAMARA, Maria Alice; BAPTISTA, Tiago. Os cartazes na primeira república. Lisboa: Tinta da China, 2010.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 36 set./dez. 2007.

SIMIONI, Claudete Aparecida; ZAGO, Luciane Piovesan. Identificação do gênero, do tema e da finalidade do texto em uma leitura. In T. C. Costa-Hübes; D. C. Rosa (Orgs.), Descritores da Prova Brasil (5° ano): estudos e proposições didáticas (p. 65-90). São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2014.

TOKARNIA, Mariana. AGÊNCIABRASIL. Metodologias ativas, reflexões para reinventar o ensino de geografia, em época de pandemia. Publicado em: 29 abr. 2021. Rio De Janeiro.

YAMADA, Mayumi; MOTOKANE; Marcelo Tadeu. Alfabetização científica: apropriações discursivas no desenvolvimento da escrita de alunos em aula de ecologia. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 5, n. 10, p. 29-40, dez. 2013.

ZACHARIAS; Carolino; GASPARINI, Aline; OSTI, Andréia. Desempenho na escrita de estudantes pertencentes aos anos finais do Ensino Fundamental I. Rev. Psicopedagogia, v. 34, nº 114, p. 314-326, 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Freitas, J. L. A. de, Ramos, J. B., & Oliveira, S. S. dos S. de. (2023). IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE LINHARES-ES. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142202. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2202

Edição

Seção

Artigos Científicos