A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS COM CONTEÚDO INTERDISCIPLINAR ACERCA DA COVID-19: DESMISTIFICANDO FAKE NEWS EM UM CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2258Palavras-chave:
Negacionismo científico, Letramento científico, Tecnologia Educacional, Fake newsResumo
A pandemia causada pela Sars-CoV-2 evidenciou vários problemas em nossa sociedade, entre esses o negacionismo científico, algo que está ligado diretamente à proliferação de fake news. Parte deste negacionismo e o grande impacto das fake news ocorrem devido à falta de letramento científico por parte da população, o que motivou o desenvolvimento de um projeto escolar que teve como objetivo debater os aspectos sociais evidenciados na pandemia e promover o letramento científico de estudantes do ensino médio. Em vista da necessidade de isolamento social foram utilizadas ferramentas tecnológicas para ensinar conceitos da COVID-19, ferramentas essas como vídeos e formulários digitais. Os formulários traziam diversas notícias, falsas ou não, que circularam durante a pandemia, e os vídeos foram usados para esclarecer o que seria verdadeiro quanto ao tema abordado. Para a avaliação da metodologia e dos vídeos implementados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), a qual se baseia em uma análise criteriosa da resposta de cada aluno. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos alunos envolvidos aprovou e gostou do projeto aplicado, evidenciando ter sido essa uma opção bem-sucedida para promover letramento científico sobre assuntos relacionados à COVID-19Referências
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