O ENSINO DE QUÍMICA À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA ABORDAGEM CTS POSSIBILITANDO UMA SALA DE AULA MAIS HUMANIZADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1980

Resumo

Ao iniciarmos esse editorial, não poderíamos deixar de homenagear Paulo Neves Reglus Freire, mais conhecido como Paulo Freire, que desde 2012, passou a ser reconhecido oficialmente como o patrono da educação brasileira, e que em outubro de 2021, tem o seu centenário comemorado. Ao pensarmos na força da presença de Freire, sobretudo nesses tempos de pandemia da Covid-19[1], é que iniciamos o nosso texto. 

[1] Director-General's remarks at the media briefing on 2019-nCoV on 11 February 2020 [Internet]‎. Genebra: OMS, 2020. Disponível em: WHO Director-General's remarks at the media briefing on 2019-nCoV on 11 February 2020. Acesso em: 24 agosto 2021.

 

Biografia do Autor

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ

Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre e Doutor em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Atualmente é professor Associado IV do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química no curso de Licenciatura em Química. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense (UFF/PPECN). A sua produção acadêmica se concentra principalmente em temas sobre Ensino de Química/Ciências, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, tendo enfoques em: CTS, Práticas de Ensino, Produção de Materiais Educativos e Relações entre Ensino, Aprendizagem e Pesquisa. Lidera o Grupo de Pesquisa Rotas Metodológicas para o Ensino de Ciências – RoMEC (http://romec.com.br/). 

Sheila Pressentin Cardoso

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Ensino de Ciências e Mestre em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e Doutora em Ciências em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora titular aposentada do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no qual atuou como docente no curso técnico, na licenciatura e no bacharelado em química. Desde 2008 é professora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC/IFRJ), estando vinculada às linhas de pesquisa “formação de professores de ensino de ciências” e “processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências da natureza”. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Rotas Metodológicas para o Ensino de Ciências – RoMEC (http://romec.com.br/).

Referências

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: Imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, v. 21, n. 45, p. 275-296, 2015.

CHRISPINO, Alvaro. Introdução aos Enfoques CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – na educação e no ensino. Madri: Organización de Estados Iberoamericanos Para La Educación, La Ciencia y La Cultura (OEI) – Iberciencia e Consejería de Economía, Innovación, Ciencia y Empleo de La Junta de Andalucía, 2017. Disponível em: introducao_aos_enfoques_cts_na_educacao_e_no_ensino_final.pdf (ua.pt). Acesso em: 24 agosto 2021.

FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>