SUGESTÃO DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE UM SERIADO DE TV

Autores

  • Maria Teresa Lobianco Rocha IFRJ
  • Giuseppe Francesco Antonio Donato Junior IFRJ
  • Gilson Irineu de Oliveira Junior UFAC
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ

Resumo

Trata-se de uma aula referente a elementos químicos, destacando o papel biológico do Ferro. São abordados os danos causados por sua deficiência e excesso no organismo humano, utilizando como recurso didático um episódio de série de TV, relativo à ingestão excessiva do Ferro, abordando a temática da superdosagem medicamentosa. O episódio ainda abre oportunidade para se discutir a questão da medicação sem prescrição médica, a importância da Química no cotidiano e a contextualização em Saúde.

Biografia do Autor

Maria Teresa Lobianco Rocha, IFRJ

Mestranda em Ensino de Ciências (IFRJ), Especialista em Neurociências e Aprendizagem pela (UFRJ), Dificuldades de Aprendizagem (UERJ) e em Orientação e Supervisão Educacional (UERJ) . Possui graduação ( Licenciatura e Bacharelado) em Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1982) e graduação em Pedagogia pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais do Instituto Isabel (1987) . Atualmente é classe D IV -Dedicação Exclusiva, Colégio Pedro II e trabalhando no Laboratório de Aprendizagem. Na Instituição desde 1984,tem experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Dificuldades de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. Atuou como docente da educação básica,informática educativa e com orientação educacional à Professores, pais e alunos no Setor de Ensino Supervisão e Orientação Pedagógica.

Giuseppe Francesco Antonio Donato Junior, IFRJ

Mestrando do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do IFRJ. Graduação em MEDICINA pela FUNDAÇÃO TECNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES (1990). Atualmente é responsável pela Chefia dos Ambulatórios do HMRM - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE, Chefe da Subseção de Assistência Médico Hospitlar da PMERJ e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas - RJ. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gestão da Saúde.

Gilson Irineu de Oliveira Junior, UFAC

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2003), pós-graduação em Nutrição Clínica (2006) e mestrado em Ciência da Nutrição pela UFV, desenvolvendo pesquisa na área de Nutrição Experimental, análise de alimentos, alimentos funcionais e biodisponibilidade de minerais. Possui experiência em Nutrição, nas áreas de Alimentação de coletividade sadia e hospitalizada, Saúde pública em programas municipais de atendimento social (crianças, adolescentes, adultos, idosos e vulnerabilidade social), Nutrição de pacientes oncológicos (clínica médica, cirúrgica, CTI, pediatria e ambulatório), docência e coordenação em curso técnico de Nutrição e Enfermagem. Atuou como professor convidado em tópicos de diferentes disciplinas do curso de Nutrição da UFV, tendo também ministrado palestras e cursos em eventos diversos relativos à Alimentação e Nutrição.

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Ciências (Química Orgânica) pelo Instituto Militar de Engenharia (1994) e doutorado em Ciências (Química Orgânica) pelo Instituto Militar de Engenharia (1999). Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de fármacos e quimioprofilaxia da Doença de Chagas. Atualmente é professor Adjunto do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Nilópolis/RJ), onde desenvolve trabalhos na área de Educação em Química, junto ao curso de Licenciatura em Química, sendo também professor do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2010-07-16

Como Citar

Rocha, M. T. L., Donato Junior, G. . F. A., Oliveira Junior, G. I. de, & Messeder, J. C. (2010). SUGESTÃO DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE UM SERIADO DE TV. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 2(1). Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/62

Edição

Seção

Produto Educacional