SUGESTÃO DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE UM SERIADO DE TV

Autores/as

  • Maria Teresa Lobianco Rocha IFRJ
  • Giuseppe Francesco Antonio Donato Junior IFRJ
  • Gilson Irineu de Oliveira Junior UFAC
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ

Resumen

Trata-se de uma aula referente a elementos químicos, destacando o papel biológico do Ferro. São abordados os danos causados por sua deficiência e excesso no organismo humano, utilizando como recurso didático um episódio de série de TV, relativo à ingestão excessiva do Ferro, abordando a temática da superdosagem medicamentosa. O episódio ainda abre oportunidade para se discutir a questão da medicação sem prescrição médica, a importância da Química no cotidiano e a contextualização em Saúde.

Biografía del autor/a

Maria Teresa Lobianco Rocha, IFRJ

Mestranda em Ensino de Ciências (IFRJ), Especialista em Neurociências e Aprendizagem pela (UFRJ), Dificuldades de Aprendizagem (UERJ) e em Orientação e Supervisão Educacional (UERJ) . Possui graduação ( Licenciatura e Bacharelado) em Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1982) e graduação em Pedagogia pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais do Instituto Isabel (1987) . Atualmente é classe D IV -Dedicação Exclusiva, Colégio Pedro II e trabalhando no Laboratório de Aprendizagem. Na Instituição desde 1984,tem experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Dificuldades de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. Atuou como docente da educação básica,informática educativa e com orientação educacional à Professores, pais e alunos no Setor de Ensino Supervisão e Orientação Pedagógica.

Giuseppe Francesco Antonio Donato Junior, IFRJ

Mestrando do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do IFRJ. Graduação em MEDICINA pela FUNDAÇÃO TECNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES (1990). Atualmente é responsável pela Chefia dos Ambulatórios do HMRM - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE, Chefe da Subseção de Assistência Médico Hospitlar da PMERJ e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas - RJ. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gestão da Saúde.

Gilson Irineu de Oliveira Junior, UFAC

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2003), pós-graduação em Nutrição Clínica (2006) e mestrado em Ciência da Nutrição pela UFV, desenvolvendo pesquisa na área de Nutrição Experimental, análise de alimentos, alimentos funcionais e biodisponibilidade de minerais. Possui experiência em Nutrição, nas áreas de Alimentação de coletividade sadia e hospitalizada, Saúde pública em programas municipais de atendimento social (crianças, adolescentes, adultos, idosos e vulnerabilidade social), Nutrição de pacientes oncológicos (clínica médica, cirúrgica, CTI, pediatria e ambulatório), docência e coordenação em curso técnico de Nutrição e Enfermagem. Atuou como professor convidado em tópicos de diferentes disciplinas do curso de Nutrição da UFV, tendo também ministrado palestras e cursos em eventos diversos relativos à Alimentação e Nutrição.

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Ciências (Química Orgânica) pelo Instituto Militar de Engenharia (1994) e doutorado em Ciências (Química Orgânica) pelo Instituto Militar de Engenharia (1999). Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de fármacos e quimioprofilaxia da Doença de Chagas. Atualmente é professor Adjunto do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Nilópolis/RJ), onde desenvolve trabalhos na área de Educação em Química, junto ao curso de Licenciatura em Química, sendo também professor do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

Publicado

2010-07-16

Cómo citar

Rocha, M. T. L., Donato Junior, G. . F. A., Oliveira Junior, G. I. de, & Messeder, J. C. (2010). SUGESTÃO DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE UM SERIADO DE TV. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 2(1). Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/62

Número

Sección

Produto Educacional