ELABORAÇÃO DE UMA NARRATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE ESTEQUIOMETRIA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v6i3.514Palavras-chave:
ensino de química, estequiometria, narrativa.Resumo
Esta pesquisa foi elaborada considerando as dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem dos conteúdos de Química, em especial a Estequiometria. A Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel afirma que o aluno aprende de forma efetiva quando o conhecimento prévio sobre determinado assunto é substituído pelo novo saber, proporcionando a construção do conhecimento de uma forma significativa para o aluno. Dessa forma, um recurso didático constituído por histórias fictícias vividas por dois adolescentes em fase escolar foi criado para motivar e contextualizar a aprendizagem. O enredo e os personagens foram desenvolvidos por um dos autores com o objetivo de criar um ambiente propício para a aprendizagem de forma que os alunos pudessem se identificar com os personagens buscando a motivação pelo estudo. A narrativa foi elaborada para estudar Estequiometria e sua abordagem se deu através do cotidiano vivenciado pelos personagens Nitrilla e Rutherfórdio. Essa narrativa, que recebeu o título “Desvendando o mundo da Estequiometria”, foi utilizada durante todo o mês de outubro de 2013, em um colégio de aplicação localizado no Estado do Rio de Janeiro, em todas as três turmas da 2º série do Ensino Médio computando 78 alunos no total. As opiniões dos alunos coletadas através de questionário semi-estruturado e debates em aula permitiram alterações que contribuíram para aperfeiçoamento do produto final. A avaliação da aprendizagem ocorreu de forma continuada através da investigação dos conhecimentos prévios, da participação em aula, da habilidade demonstrada na resolução de exercícios contextualizados e prova final. Assim, foi possível verificar que o material didático desenvolvido e a estratégia de abordagem apresentaram um grande potencial educativo, pois, além da abordagem lúdica do conteúdo, propiciaram melhoria tanto na aprendizagem quanto na relação docente-discente.Downloads
Publicado
2017-02-17
Como Citar
Rodrigues, D. de O. L., Messeder, J. C., & Borges, M. N. (2017). ELABORAÇÃO DE UMA NARRATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE ESTEQUIOMETRIA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(3), 01–16. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v6i3.514
Edição
Seção
Relato de Experiência
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).