ABORDANDO AGROTÓXICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO

Autores

  • Priscila Cardoso Moraes IFRJ
  • Silvia Cristina de Souza Trajano IFRJ
  • Stella Maria Maffra IFRJ
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ

Resumo

O trabalho busca analisar produções teóricas recentes sobre a utilização da temática agrotóxicos no ensino de Química como elemento capaz de dinamizar a aprendizagem dos conteúdos contextualizando-os aos principais temas de relevância social. A intenção é viabilizar práticas educativas crítico-reflexivas no ensino de Ciências. Essa revisão teórica pretende buscar uma visão global dos aspectos relacionados ao assunto, propiciando uma leitura ampla e crítica sobre o tema.

Biografia do Autor

Priscila Cardoso Moraes, IFRJ

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Possui especialização em Administração Escolar pela mesma universidade (2007). Atualmente exerce a função de Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). É, também, professora regente do 1º segmento da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, atuando em atividades relacionadas ao ensino, a sua organização e planejamento.

Silvia Cristina de Souza Trajano, IFRJ

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2000); Especialização em Reengenharia e Gestão de Recursos Humano, Psicopedagogia Clínica e Escolar, Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual; Mestranda em Ensino de Ciências pelo IFRJ/ Nilópolis. Atualmente é Docente dos cursos de graduação de Matemática e Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Professora-tutora dos cursos a Distância CEDERJ- Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, de Biologia, Física, Matemática e Pedagogia; Tutora-Coordenadora de Pedagogia. Experiência nas diversas modalidades da educação formal e não formal, T&D em diversas instituições sociais.

Stella Maria Maffra, IFRJ

Regularmente matriculada (início em 2010) no Mestrado Profissional em "Ensino de Ciências" do IFRJ-Campus Nilópolis. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Severino Sombra (1983) e graduação em Direito pela Universidade de Barra Mansa (2000) . Exerce advocacia como Atividade Liberal. Atuou como tutora-coordenadora da Fundação CECIERJ de 2003 a 2009. Atualmente é tutora presencial da Fundação CECIERJ em diversas disciplinas da Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UFRJ, no Pólo de Volta Redonda. Também atuou durante um trimestre, como tutora a distância do IFRJ-Pinheiral, na disciplina Introdução a EAD. Exerce como concursada, desde julho de 2010, o cargo de TAE na UFRRJ.

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Ciências (Química Orgânica) pelo Instituto Militar de Engenharia (1994) e doutorado em Ciências (Química Orgânica) pelo Instituto Militar de Engenharia (1999). Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de fármacos e quimioprofilaxia da Doença de Chagas. Atualmente é professor Adjunto do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Nilópolis/RJ), onde desenvolve trabalhos na área de Educação em Química, junto ao curso de Licenciatura em Química, sendo também professor do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2010-10-04

Edição

Seção

Artigos de Revisão